terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto sobre o café movimenta a escola!

O café e o desenvolvimento do Brasil

Devido à importância do café no desenvolvimento do nosso país e por ser uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, surgiu a ideia de pesquisar sua história mais a fundo.

O trabalho foi desenvolvido com as turmas de 5º ano, salas 506 e 508, turno da manhã, pela profª Valéria F. Dias. Elas foram divididas em grupos e pesquisaram os seguintes tópicos:

* De onde veio o café?
* Onde se desenvolveu?
* Surgimento das primeiras ferrovias.
* Principais produtores e exportadores da atualidade.
* Culinária do café (curiosidade: café de Jacu).
* Principais cafeterias de Belo Horizonte.


O projeto culminou com uma bela exposição dos trabalhos realizados. Os alunos das outras turmas foram convidados a visitá-la e aprenderam muito com as explicações que receberam, já que a turma anfitriã estava com o assunto na ponta da língua.


Todos deram um show de compromisso, organização e criatividade.
Parabéns!!!


Profª Valéria e sua animada turma.




terça-feira, 24 de agosto de 2010

Passeio monitorado à Inhotim








A escola realizou no dia 18 de agosto de 2010 uma animada visita ao Instituto Cultural Inhotim, em Brumadinho. A visita contou com a participação dos alunos do 2º e 3º Ciclos inscritos no PEI (integrada) e também contemplou algumas turmas do Ensino Regular do 3º Ciclo, além da participação de vários educadores.







Os alunos foram recebidos por monitores e participaram de oficinas que lhes proporcionaram momentos de grande aprendizagem nos diversos ambientes do parque.

Divididos em grupos, eles puderam conhecer o acervo artístico interagindo com pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e vídeos de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais. Todo esse acervo artístico está disposto num jardim botânico que abriga coleções de espécimes de plantas raras e exuberantes, formando uma linda paisagem natural.

Inhotim é um espaço onde obras de arte e natureza dialogam entre si, promovendo uma experiência magnífica para aqueles que visitam a instituição.






Os professores participaram de atividades específicas como parte do processo de formação, monitorados pelos coordenadores do projeto.


E para completar o passeio, um delicioso almoço foi servido no restaurante do parque.
Foi uma experiência inspiradora e agradável para todos nós!

Profª Rosângela, Isa e Patrícia.

Depoimento da aluna Mirella Pereira:

"Gostei de ver tudo, principalmente a galeria de artes e os fuscas coloridos. A comida estava maravilhosa. Tudo em Inhotim é divertido!"

Textos escritos pelos alunos, em sala de aula, após a excursão:







Profª Patrícia (coordenadora da Escola Integrada)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aniversário da escola: 39 anos de muito trabalho, inúmeros projetos e grandes realizações em prol da educação.



No dia 28 de agosto comemoraremos o aniversário da escola com uma grande festa para toda a comunidade escolar: alunos, pais, professores, funcionários...

Serão oferecidas várias oficinas : atendimento com médico, psicólogo, advogado; saúde bucal, medição de pressão e glicose, aula de dança, maquiagem, pintura de rosto, manicure, corte de cabelo, transitolândia, demonstração com cães da polícia militar...
Não deixe de participar!!!

Agora, este espaço é para você que faz parte desta história se manifestar : o que você acha que acontece (ou já aconteceu) de bom nesta escola e o que precisa melhorar? Deixe sua opinião e sua crítica construtiva! (clicar em comentários)

Beijinhos!!!
Denise Cruz


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Projeto "Ler e Crescer"

Este projeto desenvolvido por mim, com apoio dos professores regentes e coordenação, tem como objetivo enriquecer as experiências de alfabetização e letramento dos alunos do 1º ciclo (6, 7 e 8 anos), incentivando a leitura literária e estimulando o uso da biblioteca como fonte de alegria e cultura.

Ele acontece toda quarta-feira, com as turmas do turno da tarde, através de oficinas de contação de histórias, as quais são escolhidas pelos próprios alunos.

O resultado tem sido muito gratificante! As crianças participam ativamente das oficinas, de forma organizada e prazerosa. E a cada história contada, elas viajam pelo mundo da fantasia e imaginação.

Ouvir histórias faz parte das vivências essências para um desenvolvimento psicológico saudável de qualquer criança. E um recadinho aos pais: reservem um tempinho com seu filho para contar histórias. São momentos que ficarão para sempre em sua memória.

Wagna Lúcia Ribeiro Martins (professora)

Professoras Wagna e Regina