terça-feira, 18 de junho de 2013

Brasil acorda com protestos em todo o país





 Dezenas de milhares de brasileiros participaram de manifestações nesta segunda-feira, 17/06,  nas maiores cidades do país, para protestar contra o aumento das tarifas dos transportes e os gastos com a Copa do Mundo de 2014 em detrimento dos serviços públicos.

Em São Paulo, ao menos 65 mil pessoas participaram dos protestos, que ocuparam dois pontos distintos da cidade.
 No Rio de Janeiro, outro grande protesto tomou conta de toda a avenida Rio Branco. Especialistas da Coppe/UFRJ avaliaram em 100 mil o número de participantes.

Em Brasília, manifestantes marcharam pela Esplanada dos Ministérios e centenas ocuparam o teto do Congresso Nacional.

 As manifestações reúnem diversos movimentos de contestação, que vão daqueles que protestam contra o aumento das tarifas dos transportes coletivos aos que condenam os gastos com os eventos esportivos sediados no Brasil.
 Em Belo Horizonte, onde o protesto reuniu cerca de 30 mil pessoas, segundo seus organizadores, a marcha partiu da  Praça Sete e seguiu até próximo à UFMG. A polícia disparou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes para impedir que o movimento chegasse ao Mineirão, onde Nigéria e Taiti jogavam pela Copa das Confederações.

Convocadas através das redes sociais, as reivindicações não têm vínculo político. Com gritos de "não tenho partido", a maior parte dos manifestantes é composta por jovens estudantes, mas participam ativamente também pessoas de todas as idades e classes sociais.

"Eu vim porque quero que o Brasil acorde. Não é apenas contra a alta dos preços dos transportes, mas pela educação e pela saúde", disse à AFP Diyo Coelho, 20 anos, que participava de uma passeata junto a um grupo de amigos em São Paulo, que levavam flores brancas nas mãos.


Do alto dos prédios comerciais, pessoas jogavam papéis brancos em apoio aos manifestantes.

Apesar de pacífica na maior parte do tempo, alguns incidentes aconteceram e confrontos entre um grupo pequeno de manifestantes e policiais foram reprimidos com bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha. No Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, os incidentes foram mais sérios, com depredações e uso de bombas molotov.
 Mas a grande maioria dos integrantes das passeatas  e suas lideranças rejeitam este tipo de manifestação e reafirmam que o movimento é de paz e que qualquer tipo de violência será rejeitada por eles.



 Estas são as maiores manifestações de rua no Brasil em 21 anos, desde os protestos de 1992 contra a corrupção do governo do então presidente Fernando Collor de Melo, que renunciou durante o processo de impeachment.
  
Fonte: Uol notícias

terça-feira, 11 de junho de 2013

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente







Mais de um bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas a cada ano. Para reverter esta situação, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura  (FAO) lançaram no dia 22 de janeiro a campanha global contra o desperdício de alimento.

Veja o vídeo sobre o tema produzido por alunos de Belo Horizonte. Depois, poste um comentário citando 3 ações que vocês podem colocar em prática no seu dia a dia para colaborarem com a diminuição do desperdício de alimentos e, em consequência, com a fome que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro.