sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Soltar pipas com segurança é muito mais divertido!!!


Soltar pipa é uma das brincadeiras mais tradicionais e  preferidas da criançada. É divertida, envolve competição, desenvolve inúmeras habilidades, reúne amigos... 


Mas, sem os devidos cuidados, pode causar acidentes graves e problemas no fornecimento de energia.

            Os pais são responsáveis pelas atitudes e segurança das crianças e devem orientá-las sobre os perigos que correm. Espaços abertos e sem rede elétrica, afastados de ruas e avenidas movimentadas, são os locais ideais para soltar pipa. E sempre sem o cerol, para evitar ferimentos em quem brinca e em quem está passando por perto, principalmente os ciclistas e motociclistas.


PRINCIPAIS DICAS DE SEGURANÇA:

  • Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver raios e relâmpagos.
  • Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques. E se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus. Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas. Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.
  • Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola.  

  •  Não empine pipa em cima de lajes e telhados. O risco de cair é grande.
  • Cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás ou correr. Você pode tropeçar em algum buraco ou ser atropelado.
  • Atenção especial com os motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles. Só este ano, 39 pessoas foram atendidas nos hospitais de Belo Horizonte com ferimentos graves causados pela linha com cerol, fabricado com vidro e cola, ou a linha chilena. Alguns chegaram a óbito.

     E não se esqueça:
        
O uso do cerol é proibido por uma lei municipal e outra estadual. Os infratores ou responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol serão responsabilizados e poderão receber multas de até R$1.500,00. Se houver vítimas, serão indiciados criminalmente.

 Em caso de denúncia, disque 181 ou 190 (polícia militar).



BRINQUE E DIVIRTA-SE, SEM RISCOS!!!

Agora é com você: poste um comentário sobre o tema citando os 2 principais  cuidados que se deve ter ao soltar pipas e falando um pouco sobre sua experiência com esta brincadeira.