sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Soltar pipas com segurança é muito mais divertido!!!


Soltar pipa é uma das brincadeiras mais tradicionais e  preferidas da criançada. É divertida, envolve competição, desenvolve inúmeras habilidades, reúne amigos... 


Mas, sem os devidos cuidados, pode causar acidentes graves e problemas no fornecimento de energia.

            Os pais são responsáveis pelas atitudes e segurança das crianças e devem orientá-las sobre os perigos que correm. Espaços abertos e sem rede elétrica, afastados de ruas e avenidas movimentadas, são os locais ideais para soltar pipa. E sempre sem o cerol, para evitar ferimentos em quem brinca e em quem está passando por perto, principalmente os ciclistas e motociclistas.


PRINCIPAIS DICAS DE SEGURANÇA:

  • Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver raios e relâmpagos.
  • Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques. E se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus. Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas. Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.
  • Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola.  

  •  Não empine pipa em cima de lajes e telhados. O risco de cair é grande.
  • Cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás ou correr. Você pode tropeçar em algum buraco ou ser atropelado.
  • Atenção especial com os motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles. Só este ano, 39 pessoas foram atendidas nos hospitais de Belo Horizonte com ferimentos graves causados pela linha com cerol, fabricado com vidro e cola, ou a linha chilena. Alguns chegaram a óbito.

     E não se esqueça:
        
O uso do cerol é proibido por uma lei municipal e outra estadual. Os infratores ou responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol serão responsabilizados e poderão receber multas de até R$1.500,00. Se houver vítimas, serão indiciados criminalmente.

 Em caso de denúncia, disque 181 ou 190 (polícia militar).



BRINQUE E DIVIRTA-SE, SEM RISCOS!!!

Agora é com você: poste um comentário sobre o tema citando os 2 principais  cuidados que se deve ter ao soltar pipas e falando um pouco sobre sua experiência com esta brincadeira.


78 comentários:

Anônimo disse...

Soltar pipa e muito perigoso e tem muito acidentes como mortes e muito mais então evitem de soltar pipa com linha de cerol e com outras linhas perigosas...Sem cerol e muito mais divertido!!!!!!!

Samuel sala 603 disse...

Eu acho que soltar pipa não é só para usar cerol e cortar as outras pipas é para ser uma brincadeira divertida e pratica. Soltar pipa em lugares com postes de luz é muito perigoso você pode tomar um choque usar cerol em pipas pode causar morte. Nos devemos soltar pipa em lugares abertos e sem nada que possa te machucar e nem outra pessoas.

victor e gabriela disse...

soltar pipas pode ser uma ótima brincadeira mas pode acabar em tragédia se você usar cerol você pode acabar cortando alguém ,ou mesmo enganchar a sua pipa em um fio eléctrico e tomar um choque não solte pipas quando estiver chovendo,se você estiver com cerol ou linha chilena você pode ser denunciado e ir preso ou o responsável por você.

Victor G./ Breno A. disse...

Soltar pipa sem cerol, e bem mais divertido, você pode soltar com mais diversão e segurança.
Ex:Campo, praia,etc...

Ayane e Karina disse...

Soltar pipa é legal e divertido, mais é proibido por causa do cerol e da linha chilena, pode causar muitos acidentes e também pode levar a óbito, e pode causar muito prejuízo para sua família por causa das multas e porque você pode matar alguém mesmo sem intenção.

Daniel e Joao disse...

Um dia minha tia estava dirigindo o carro e um menino de 8 anos de idade passo na rua correndo olhando para cima e foi atropelado. Mas felizmente não teve nada grave

pablo é henrique 603 disse...

Soltar pipa com cerol e proibido por que e uma linha perigosa por que pode causar vários riscos de vida como mata ciclistas é mótoqueiro, também pode causar vários hematomas graves que se você não cuidar pode levar a morte.

christopher e marcos 603 disse...

Nos pensamos em que soltar pipa é uma atividade bem divertida e também muito perigoso por causa do cerol e da linha chilena que corta mais que tudo por isso eu e meu amigo pensamos que usar cerol e chilena é errado,por causa dos ascidentes ocorridos porque só neste ano já tem 39 pacientes nos hospitais.

Nome:Marcos e Christopher

Turma:603

monica e mateus disse...

e proibido saltar linha de cerol ou que seja chinesa pode fazer milhos de pessoas ficarem feridas nos podemos nos divertir muito sem linhas que prejudicam a morte das pessoas essas linhas podem agarrar nos fios de telefone e arrebentar alguns fios de telefone você pode tomar choque então nos podemos solta pipas sem cerol

felipe e pierrr 603 disse...

Eu acho que
Soltar pipa é uma das brincadeiras mais tradicionais e preferidas da criançada. É divertida, envolve competição, desenvolve inúmeras habilidades, reúne amigos... sendo muitos perigosos e quem usa linha de cerol podecer punidos por prisão

khettelen e yasmin 603 disse...

Muitos acidentes fatais ocorrem com motociclistas que passam em áreas onde crianças e adolescentes empinam papagaios.Geralmente, nos fatos fatais, é o pescoço do motociclista ou pedestre que entra em contato com a linha de pipa com cerol.

Aymê e Diogo603 disse...

Pipa é um brinquedo feito pelas crianças e adolescentes.O uso de cerol no mundo foi proibido.Muitas pessoas foram mortas pelo uso de cerol no Brasil.Cerol pode causar vários riscos de cortar,machucar e até matar.Brincar sem cerol é mais divertido!!!

izabella e nicole disse...

Nós achamos muito perigoso soltar pipa com cerol,pode matar pessoas. Como pessoas de bicicleta.de moto ou pessoas andando. Pode causar tragédia

Yasmin e Ellysa disse...

Nos achamos que soltar papagaio e legal mais a segurança vem em primeiro lugar pois o papagaio pode causar vários acidentes como
ex:em rodovias,ruas e até praças por isso temos que tomar cuidado na hora de soltar papagaio.

lucca e riquelme disse...

Nós achamos que soltar pipa com cerol é errado e pode matar, sem cerol é bem melhor,cerol pode matar.

Thiago wiclife 406 disse...

Nós achamos que o cerol e muito perigoso para as crianças.Que brincão com pipa, pode ter graves ferimentos e matar outras pessoas que estão perto! tome cuidado cerol mata e pode causar ferimentos graves.

aniel e Salvador disse...

Salvador e Daniel sala 406

Soltar pipa e muito perigoso pois,pode causar morte e ferimentos graves,mas só se você utilizar cerol.Meu pai,Romilton,quando ele estava andando de moto uma linha de pipa prendeu no pescoço dele,sorte que ela se arrebentou,ele esta vivo.Também tem um menino no anexo que estava andando de bicicleta e a linha de cerol foi no pescoço dele e teve que aplicar 5 pontos no pescoço dele.
Sem cerol é bem melhor!!!!!!

eduardo e jordana 406 disse...

Nos achamos que usar cerol pode prejudicar coisas horriveis e a familia fica muito triste e vai fazer muitos estragos na pessoa numca use cerol porque pode matar pessoas inosentes

Rafael e Diego disse...

Nos achamos que e proibido usar cerol ou linha chilena e perigoso porque pode corta o rosto pescoço das pessoas que tão soltando ou passando por perto ,e também pode agarrar na fiação e pode prejudicar a morte de nós ou de quem ta passando por perto e de quem ta soltando.


Rafael e Diego
Turma:406

Joao vitor sala 406 disse...

Eu acho que o uso do cerol e ruim porque causa muitos acidentes e machuca as pessoas . então e bem melhor usar linha sem cerol.

jamyris e lauren disse...

Nos achamos,que as pessoas que soltam pipa tem que por a mao na consciencia e pensar no perigo que as outras pessoas correm com a linha de cerol como motociclistas e ciclistas fica a dica cerol mata.

Rafaela e Victoria/406 disse...

Nós gostamos do texto por que, ele nos ensinou que não podemos usar cerrou e nem soltar pipa em cima lagens e perto de fios elétricos.

Taiandra e Mariana sala 406 disse...

Nós pensamos bem,que o cerol é muito perigoso para crianças e também principalmente para motoqueiros e motociclistas.E causa morte.se nós percebermos que alguém esta usando cerol iremos ligar para a policia e denunciar.E melhor usar linha sem cerol

Vitoria Fernanda e Fernanda Lima disse...

Nós achamos que soltar pipa é divertido mais pode deixar de ser divertido, com alguma que envolva o cerol ou linha chilena. Por isso, é proibido o uso desse tipo de linha, pois a linha pode causar vários acidentes, com ciclistas e motoqueiros. Pense nisso, solte pipa com segurança e em locais adequados.

Lucas mattos/ wilian Ventura sala 614 disse...

Nós achamos que soltar pipa e uma brincadeira muito divertida mais também muito perigosa por causa do cerol, mais soltando a pipa com segurança não se torna perigoso então tome cuidado na hora de soltar pipa!!

Pedro e Emanuel 614 disse...

Soltar pipa e muito divertido, mas precisamos ter cuidado porque alguém pode acabar se ferindo. Então não use cerol e solte pipa longe da rede eléctrica, de preferência num parque longe das avenidas. solte pipa com seus amigos, nós recomendamos. divirtas-se!

Anna Beatriz e Júlia 614 disse...

Soltar pipa é uma brincadeira muito divertida mas também é perigosa com o uso de cerol. As crianças que brincam não devem usar o cerol porque é muito perigoso e pode machucar. Preste atenção também a fios elétricos que podem dar choque. então não use cerol, brinque com segurança!!

Vinicius e Gabriel / sala 614 disse...

Nós achamos muito interessante por que soltar pipa é muito legal, mas também pode ser muito perigoso , quando as pessoas usam cerol ou linha chilena , podem provocar acidentes graves que podem levar à morte da vítima! Também e recomendável não soltar pipa ou papagaio em lugares baixos e com muito movimentos ! #ficadica

Daniel B. Vaz/Bruno GSl disse...

Nós achamos que soltar pipa é legal mas com cuidado pois, se usar algumas coisas como ''linha chilena'' ''cerol'' e algumas outras coisas. Com cuidado a brincadera fia muito mais legal.

Gabriela e Maria Luiza disse...

Nós achamos, que soltar pipa é uma brincadeira muito divertida desde que não traga risco para as pessoas. Devemos tomar devidos cuidados como: não utilizar cerol, evitar brincar perto de fios e não soltar pipa em dias de chuvas ou com relâmpagos, pode trazer riscos.

Tome cuidado ...

Nicole e Fernanda Souza disse...

Soltar pipa é divertido quando seguimos as seguintes dicas: Não use cerol, e solte pipas em lugares abertos sem redes elétricas e longe das avenidas movimentadas, e tente soltar pipa sem rabiola!
Com essas dicas você pode evitar que aconteça acidentes graves com você e com os outros. Agora sim você pode se divertir com seus amigos!

Camila e Victoria disse...

Nós achamos que soltar pipa com cerol é muito perigoso além disso é crime.Então para nossa proteção vamos parar de usar cerol!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Trícia e Alessandra disse...

Nós achamos que as pessoas que soltam pipas ou papagaios não devem brincar em certos lugares:em cima de lajes, em locais movimentados e em locais com fios elétricos. Não devemos usar cerol chilena, porque pode causar mortes e graves acidentes com principalmente os motociclistas e ciclistas. TOMEM CUIDADO!!

Carlos Magno e Luiz Gustavo disse...

Vamos evoluir na consequência no que pode acontecer se soltarmos pipa com linha de cerol.Nós podemos evitar uma tragédia prestes a acontecer se usarmos cerol, não desobedeça a lei,pode ser mais divertido se não usarmos cerol porque cerol mata e sem cerol nós nos divertimos mais.se houver alguém desobedecendo a lei disque 190 ou 181. vamos dar dicas para lugares ex:praia,parques ecológicos...

Fernanda C.614 disse...

Soltar pipas,papagaios é muito legal mas,além de ser divertido tem muito perigo por usar cerol.Quando usamos cerol podemos machucar pessoas que passam por onde brincamos, na hora de brincar o cuidado é muito importante para todos.No caso soltar pipas e papagaios é uma brincadeira divertida, legal e ótima de brincar isso é o que eu acho.No Brasil o cerol é proibido por isso deixen de usar cerol e usem a linha normal sem causar ferimentos e mortes.

Mateus Granato disse...

Não podemos usar linha de cerol pois pode matar trazer prejuizo a quem tava soltando pois pagarar multas e para quem sofre o acidente

Bruno e Emanuel 404 disse...

Nós aprendemos que soltar pipa com cerol é perigoso e proibido principalmente perto de postes de luz,avenidas,etc...

Paulo e Cleiver 404 disse...

Eu e minha dupla vi que pipa e muito perigosa para motociclista e que pode cortar ou ate matar a pessoa e por isso não soltarei pipa com cerol.Nunca usse cerol !!!.

Gisele e Marcelle disse...

Soltar pipa é divertido mais sem cuidados pode acabar com morte de varias pessoas para sua segurança solte pipa em lugares abertos como:campo,praia,parques...
Nunca tente tirar a linha de fios eléctricos e nunca solte cerol se divirta com segurança.

gustavo e rodrigo sala 404 disse...

Eu acho que soltar pipa e muito legal mas tinha que ter mas parques abertos e patrulhamento da policia ... soltar pipa e muito legal mas sem cerol e linha chilena !!!

Joshua e Fabricio disse...

Nós descobrimos que um dos cuidados é não soltar pipas em lugares movimentados e com cerol pois pode agarrar nós fios e pode matar pessoas e motociclistas. E a outro cuidado é não soltar pipa em lagens pois vc pode cair tome cuidado.

Ana Júlia e Rebeca disse...

Eu acho, que nós não devemos soltar pipa com cerol.Porque causa vários acidentes com pessoas perto ou com a própria pessoa.

Matheus H. Leandro H. disse...

nos achamos o uso do cerol muito errado que pode matar muitas pessoas que tem famílias filhos para cuidar,o cerol pode estragar a vida dessa pessoa inocente.

Enrique e Edson 607 disse...

Soltar pipa não é um problema, mas temos que ter cuidados com só soltar pipas em lugares isolados poucos movimentados sem fiações eléctricas e não usar cerol porque até mesmo sem cerol pode ocorrer acidentes.

Filipe e William 607 disse...

achamos isso muito interessante e aprendemos muito sobre o risco do cerol e também aprendemos os cuidados de soltar papagaio!!!esperamos que todos façam o mesmo :)

andria e priscila disse...

A brincadeira de soltar pipa é bem perigosa, por causa de fios elétricos e cerol algumas crianças brincam em ruas movimentadas, e por causa disso muitos motoqueiros e ciclistas são atingidos pelo cerol, brincar com segurança é mais divertido.

Pedro e Samuel disse...

Eu achei a reportagem interessante acho perigoso soltar pipa com cerol pessoas podem morrer,se acidentarem,ou se ferir grave mente, os motoqueiros usam um dispositivo para não serem atingidos pela linha, uma espécie de antena e para a linha, mais os que não usam estão sujeitos a ferimentos graves como cortes no corpo!,não solte papagaio com linha de cerol , alem de ser um crime,seus pais, pagaram uma multa de 1.500,00 reais .

Gabriela e Sarah disse...

Nos achamos essa ideia de falar sobre pipa muito boa, pois alem de nos ensinar pode nos alertar sobre os perigos que podem ocorrer ao soltar pipa.
Essa dicas podem salvar vidas, e ensinar aos leitores como se prevenir de perigos ao soltar pipa.
Uma boa dica é nunca soltar pipa com cerol.

Bernardo e Vitória disse...

soltar pipa e muito legal quando se solta em lugar seguro, o uso de serol e soltar perto de rede eletrica e muito perigoso podendo provocar trajedia em muitas familias.

Filipe e William 607 disse...

Aprendemos muito sobre o risco do cerol e também os cuidados de soltar papagaio·
Vamos nos prevenir,e solta papagaio com mais segurança.
Espero que todos tenham compreendido e façam o mesmo que nós :)

Laura e Luana da 607 disse...

Na nossa opinião soltar pipa é muito divertido, mas tem muitos riscos.
O principal deles é o cerol que além de causar riscos para sociedade prejudica também a criança que esta soltando.
Outros riscos causados pela pipa são os atropelamento, cortes no pescoço de motociclistas e ciclista ...
Tomem bastante cuidado quando for soltar pipas poís podem causar danos a você e outras pessoas.

WELLERSON e Diego disse...

'Não use cerol pois ele pode causar muitas mortes e ferimentos graves pricipalmente em motoqueiros e ciclitas. Procure soltar pipas em parques e praças longe da rede elétrica pois a rissco choques elétricos.

Matheus A./Douglas 607 disse...

Soltar pipa e perigoso pois pode causar mortes e ferimentos.Mais não quer dizer que não podemos soltar e só prevenir soltando em lugares cem fiação e muito movimentado.E não podemos usar qualquer tipo de linha cortante tipo linha chilena e o mais conhecido serou.

Tarik e Danielle 607 disse...

Soltar pipa pode ser divertido principalmente se a brincadeireira reunir os amigos, mas essa brincadera pode ser perigosa principalmente se a linha estiver com cerol ou linha chilena pois pode ferir quem estiver brincando ou outras pessoas,e tambem pode agarrar em fios eletricos de postes de luz.

kaio e Gabriel disse...

Soltar pipa com serol ou chilena e muito perigoso pois pode matar pessoas: motoqueiros, ciclistas e os pedestres.

E também é perigoso soltar pipa em cima da laje ou lugares altos pois você poderá cair e morrer, e se a pipa agarrar no fio elétrico não tente pegar pois você pode levar um choque é melhor fazer outro.

Júlia Dayanne e Regielle Vanuza 607 disse...

Soltar pipa com cerol pode ser bem perigoso porque causa vários acidentes,como por exemplo:atropelamentos,choques eléctricos,e até mesmo mortes com pessoas inocentes!!Soltar pipa pode resultar em vários outros acidentes bem graves!!
De acordo com uma pesquisa feita recentemente,já foram atendidas cerca de 39 pessoas nos hospitais de Belo Horizonte com ferimentos causados pela pipa.
Não solte pipa sem a autorização de um responsável por você,pois se houver alguma denúncia ou algum acidente seus responsáveis poderão pagar multa de até 1.500.000!!Além de se machucar.
Quando for brincar de pipa,brinque em lugares seguros ou se preferir escolha outra brincadeira!!Muito cuidado ao brincarem de pipa!!

ALANNA E LUIS 607 disse...

Soltar pipa é uma brincadeira muito tradicional em fim de ano e no mês de Julho pois é a época que as crianças estão de férias. Pipa não é uma brincadeira apenas para crianças e nem só para os meninos.Tudo na vida tem sua consequência seja ela boa ou ruim, por isso temos que ter consiensia que para soltar pipa não é presiso usar cerol e muito menos ficar em cima de lage arriscando a propria viada

Mikaelle e Sarah disse...

Um dos perigos de soltar pipa com cerol é por causa dos motoqueiros, ciclistas e pedestres também pode ser perigoso para quem soltar pipa com cerol já pensou se a pipa que você estiver soltando agarrar no fio eléctrico não tente pegar com bambu, pau ou galhos de árvores pois você poderá sofrer um grave acidente.
Na nossa opinião a brincadeira de soltar pipa pode ser muito mais divertida e segura se for obedecendo as regras.

Nilson é Marcos 601 disse...

O texto lá orientando as crianças e bom para saberem os riscos que podem ocorrer durante a sua brincadeira que pode ser muito divertida sem o uso do cerol...

1- Evitar soltar pipa sem rabiola. Mais sem ela a pipa fica dificilmente de voar.

2- Evitar soltar pipa em lage ou lugares próximo a fios pois você pode levar um grande choque ou ate mesmo cortar pessoas.

moises 601 disse...

Este testo é uma grande lição para todos que soltam pipas.O primeiro comentário é para tomarem cuidado com fios é redes eletricas.O segundo comentário é para não usarem o cerol ele pode ser muito perigoso.

Heloisa silva 601 disse...

Eu acho que solta pipa com cerol é un perigo para os ciclista e motociclista.Eu acho se soutasse pipa sem cerol não tinha tanto acidente envolvendo motociclista e ciclista

larissa e tamara 601 disse...

Se a gente ver uma pessoa com linha de cerol nos denunciaremos a policia porque se agente não denunciar a linha do cerol pode causar morte com os motociclista e isso e muito grave. se você ver denuncia a policia pois isso e grave e pode matar.

junio é elberth turma 601 disse...

Nós achamos que para soltar pipas com cerol é sem cerol,Nos náo podemos usar cerol por que acontece muito acidente e'acontece muitas mortes,O serto é sem cerol.

victor gabriel disse...

Eu não gosto de soltar pipa. Eu acho pipa com cerol muito arriscado para os motociclistas e ciclistas

itao 601 disse...

não soltar pipa com linha de cerol por que o cerol e perigo e corta muita gente e também não solta de baixo de fio por que vc pode toma choque

Lucas Vinicius e João Pedro 402 disse...

Não podemos usar cerol ou linha chilena porque pode cortar partes do corpo ou causar ferimentos graves ou até mortes precisamos sempre usar linha branca ou soltar em lugares sem movimentos,sem rede eléctrica ou com a ajuda de um profissional.

Paola e Franciele disse...

Nós achamos que é muito perigoso soltar pipa com cerol ou linha chilena, pois pode causar graves acidentes e até levar à morte.Por isso não use cerol ou linha chilena.

giovanna e maria disse...

nos achamos que usar cerol e super errado pois tem o risco de se machucar e pode ate matar ter problemas de saúde e outros, e tomem cuidado com o cerol.

Alice é thayanne turma 402 disse...

Soltar pipa com cerol é muito perigoso pode causar muitos acidentes como mortes é muito mais... soltar pipa sem cerol e muito mais divertido.

Nicole e Julia disse...

Nós achamos que soltar pipa sem cerol e bem mais divertido e seguro. porque com cerol, pode causar acidentes ate mortes porem e melhor usar linha sem cerol.

Maria Clara e Isabela disse...

Nós achamos muito interessante porque,fala do risco que as pessoas correm com a linha de cerol,por isso nós devemos incentivar as crianças a não usarem este tipo de linha,porque causa muitos acidentes e multas causando problemas para seus pais.Vamos soltar pipas com segurança!!

SAMUEL E KALLEBY disse...

O RISCO DE SE ROL NO BRASIL E GRANDE PORQUE
MUITAS PESSOAS NO BRASIL ESTÃO MOREM DO
POR CAUSA DAS CRIANÇAS NÃO BRINCAM NOS LUGARES CERTOS E MATARA MUITAS PESSOAS

Ramon e John disse...

NÓS achamos muito perigoso soltar papagaio com cerol e com linha metalica. Por que acontece acidentes e também mortes.E lembre-se solte em lugares abertos sem fios elétricos tipo praças e praias etc.

Lucas Rodrigues disse...

criança que gosta de soltar pipa não use cerol porque pode causar acidente e as pessoas que pasar por perto pode se machucar e parar no hospital


LARA E PRISCILA disse...

Pode ser até legal brincar de pipa,mas é muito importante ter cuidado com:o cerol,
com os fios elétricos e motociclistas.Se você pode brincar de pipa mais para isso basta ter mais cuidado.

Salvador e Daniel disse...

Cerol é perigoso e pode matar.Um dia meu pai,quando ele andava de moto,uma linha de pipa prendeu-se no pescoço dele,até ela arrebentar,ele teve sorte de não acontecer nada com ele.
E tem um menino do anexo manhã que,
estava andando de bicicleta e passou
uma linha com cerol no pescoço dele, e ele teve que ir ao hospital tomar 5 pontos no pescoço.Sem cerol é melhor !!!!!!!
Salvador e Daniel 406

Letícia anexo sala 4 disse...

soltar pipa e legal mas sem cerol muito cuidado com redes elétricas ah é soute em lugares abertos

CEROL E PERIGOSO!!!!!!

Anônimo disse...

acho soltar pipa uma brincadeira divertida mas também tem que ser com segurança ,já aconteceram muitos acidentes e se você não se prevenir pode acabar acontecendo um acidente com vc também eu gostei dessas dicas e vou sempre seguilas pois a sua segurança e mais importante soltar pipa pode ser uma brincadeira divertida mas tambem tem de ser segura se vc e como eu e concorda com essas regras sigas e ensine-a a outros por que voçe muda o mundo *_*!!