terça-feira, 16 de setembro de 2008

BIOGRAFIA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MADUREIRA HORTA



A Escola Municipal José Madureira Horta surgiu de um feliz engano cometido por um desenhista, ao projetar a planta estrutural do bairro Santa Amélia. No lugar onde seria uma área verde, entre as ruas Quinze e Dezesseis, o desenhista colocou uma placa com as palavras Grupo Escolar. O prefeito da época, Senhor Souza Lima, no anseio de ampliar o número de escolas em Belo Horizonte, mandou que construíssem escolas em todos os lugares onde houvesse a palavra escola na planta. Com isso, criou-se o Grupo Escolar José Madureira Horta, inaugurada em março de 1971. Para os moradores do bairro, esse fato foi um grande prêmio, pois a área verde era insuficiente à instalação de um parque e a escola deu um grande impulso na educação de crianças e adolescentes da região.




A primeira direção da escola era composta por Ana Maria de Morais e Sá e sua vice-diretora , Maria de Lourdes Santos Portugal, empossadas em 11 de julho de 1971. Elas estiveram no cargo por 5 anos. Nessa gestão, a escola recebeu o prêmio de melhor Clube Agrícola de Belo Horizonte; foi implantado o programa Mobral, que objetivava alfabetizar adultos; criou-se o CEAP (Centro Educacional de Alimentação do Pré-escolar).

Outras direções se sucederam:
Diretora Maria Aparecida Rotondo e a vice Edna Meyer de Castro, que ficou de novembro de 1976 a março de 1979. Nesse período, a escola passou a se chamar Escola Municipal José Madureira Horta; inaugurou-se a biblioteca que recebeu o nome de Maria da Conceição Madureira Horta, em homenagem à esposa do patrono da Escola.

Diretora Lícia Cléa Lourenço, que tomou posse em março de 1979 e permaneceu por dez anos na direção, trocando apenas suas vice-diretoras, que foram: Edna Meyer, Vera Lúcia Marçal, Vilma Teixeira Machado, Wylse Leie de Lima e Marlene Antônia Marques. Durante sua gestão, em 1985, foram construídas quatro novas salas de aula e a quadra de esportes.

Diretora Maria Catarina Nascimento Ladeira e a vice Paulisa Lacerda de Arimatéia Santos, que assumiram a direção após a primeira eleição promovida nas escolas municipais, em 1989. Em seu período de gestão, criou-se o pré-escolar, as salas 14 e 15 e um laboratório.

Diretora Raquel Rocha Gavião e a vice Maria Lúcia Alves Jácome Campos. Nessa gestão, que durou até janeiro de 1997, adquiriu-se a casa onde atualmente funciona o Anexo da Escola e fundou-se o Ensino Noturno. Foi também nesse período que implantou-se a Escola Plural.

Diretora Marília Cristina Ribeiro Costa e Rosângela da Silva Almeida, no período de 1997 a 2000. Durante sua direção, aconteceu a ampliação e a reforma do prédio Anexo (verba do Orçamento Participativo), da cantina, dos banheiros e a construção do palco, no prédio principal.

Diretora Maria Catarina Nascimento Ladeira, que retornou à direção com a vice Adriana Coelho Gonçalves. Nessa gestão realizou-se a primeira celebração de conclusão do 3º ciclo, em 2003.

Diretora Denise de Fátima Macedo e Rosângela da Silva Almeida, eleitas para a direção no período de 2005 a 2008. Durante sua gestão, a quadra de esportes foi reformada, juntamente com os vestiários e o depósito de material; construção do banheiro masculino para os professores e o vestiário para as auxiliares de serviço; criação da sala multimeios, do laboratório de informática, da sala de atendimento pedagógico; reforma da secretaria; ... A UMEI Alaíde Lisboa tornou-se afiliada da Escola..



Tantas mudanças e projetos foram realizados nesses 37 anos que ficaria quase impossível citá-los sem cometer algum esquecimento: bailes tradicionais (Namorados e Primavera); Festival de Danças; Festas Juninas; teatro na Escola; Educação Afetivo-Sexual; Invasores Poéticos; Cantando e Encantando com Rubinho do Vale; Feiras de Cultura; Xadrez; Páscoa Solidária; PROERD; Soletrando; Grêmio Estudantil; Segundo Tempo; Mineiridade; Vereadores Mirins; Sarau; Revista Madureira Horta.... Todos visando ao desenvolvimento do ser humano por completo!

Até aqui, tudo o que foi feito pode ser resumido com o lema da Escola, sugerido e escolhido pelos alunos:

“Escola Municipal José Madureira Horta: EVOLUINDO COM VOCÊ!”

(Síntese do texto da professora Maria Helena da Silva, baseado na Revista Madureira Horta – 30 anos, em observações e relatos de experiências.)

14 comentários:

Anônimo disse...

o aniversario da escola queria ver tudo denovo.

Anônimo disse...

EU achei muito enteresaante
as reportagem

Unknown disse...

Estudei no Emjmh em 1994 a 1996!! Me diverti muito!!Queria ver como esta a escola... agora morando em outro país fica dificil... Praticamente fui alfabetizada no Madureira Horta !!Que saudades!!!
Beuna Mendes

Unknown disse...

Eu estudei no Madureira Horta de 1995 a 1997 , me diverti muito aprendi muito nessa maravilhosa escola!!Gostaria muito de visitar esse meu "berço", mas morando em um outro país fica muito dificil!!Queria mais fotos da escola pra poder matar a saudade!!
Obrigada EMJMH!!!

fernando,isaque disse...

eu adorei a feira de cultura de 2008 ela foi um maximo teve diverssos trabalhos todo mundo gostou mas o que eu mais gostei
foi a apresentação da sala 07 do anexo da
professora Angela tudo foi lindo.
Teve muitas apresentaçoes minha irman se apresentou foi muito legal eu adorei!!!

Anônimo disse...

vcs da segunda foto sao muito fofos e bonitos. ficou muito legal o acrostico, vcs sao de +. nao faltou ninguem ai nao?

Anônimo disse...

gostei muito da feira de cultura do ano passado foi de mais. queria que este ano mesmo que nao fosce na feira de talento tivesse o boneco de cabelo verde. adorei ele e o meu durou muito tempo...

Anônimo disse...

Nuús ,estudo nessa maravilha do Madureira tem 5 anos .. Amo de Maiis essa escola

Unknown disse...

Que lindaaa! Estudei no madureira Horta em 89 e 90, coma Tia Vilma e a Tia Lúcia Caires. MEus irmaos Samuel Júnior, Sara e Marcelo foram todoos alfabetizados lá também. tia Catarina, Raquel, Paulisa..Tia Socorro Schalub.. Minha mãe vivia lá com todas as professoras, ajudava nos bailes promovidos para angariar fundos para a escola... Foi uma das melhores épocas!!!Hoje sou formada em Relações Internacionais, e moro em Brasília, mas tenho muito a agradecer a essas pessoas lindas. Beijos todos! Elena Renovato Oliveira Antunes

Gabriel disse...

O Madureira Horta pra mim e a melhor escola de BH,mas eu acho q as ferias deviam ser menores.Eu mesmo sou um aluno da escola Jose Madureira Horta/Falo tambem q as professoras da escola são as melhores. Agradeço a todos professores por me ensinar.Obigado por me ensinar

Unknown disse...

Nossa tanta Saudade! Estudei em meados dos anos 2000 e 2002, eu era da 2ª série turma 210 na época, Lembro da própria professora Denise ( Se não me engano era minha professora de ciências), lembro também das professoras Yara e Cirlene, lembro do professor Zé Luiz que dava aulas de Ed. Física, e lembro das Diretoras Marília e Rosângela. Até hoje lembro das musicas do Rubinho do vale, lembro do uniforme de comemoração dos 500 anos do Brasil, enfim, muita saudade! Hoje moro em Cariacica, ES e vou me formar em Administração. Sinto muita saudade desse tempo e tenho muito orgulho de ter estudado nesta, que foi a melhor escola da minha vida! Abraço a todos. Junior

Anônimo disse...

adoro estuda nessa escola

Anônimo disse...

adoro essa escola e uma ótima influencia pros alunos parabéns ��

Antonio Junior disse...

Nossa, como é bom lembrar.
Estudei no JMH entre 1985 e 88.
Hoje sou formando em Economia pela PUC-MG, possuo MBA em gestão de pessoas e moro em Vila Velha - ES.
Na próxima ida em BH, farei uma visita a vocês.
Farei contato.

abs.,