quarta-feira, 23 de março de 2011

Escola Municipal José Madureira Horta - 40 anos de muito trabalho a favor da educação!

E você, aluno do Madureira, faz a diferença na nossa escola! Sabe por que ela é uma das melhores da região?
Além do excelente trabalho e total empenho de todos os profissionais que aqui trabalham, vocês, que são nossos alunos, colaboram muito para que isto aconteça.

Pequenas ações positivas, individuais ou coletivas, tornam este espaço agradável, tranquilo, alegre, organizado, eficiente,  limpo, bonito...

O comportamento e a atitude de vocês possibilita uma educação de qualidade proposta pela equipe pedagógica!

Parabéns!!! Continuem melhorando cada vez mais!

Palavras simples, mas com grande efeito:










Pequenas ações, mas com ótimo resultado:









 
Uso o banheiro com educação!

Aproveito bem o almoço oferecido!

Respeito as outras pessoas:





Dedico-me aos estudos:




Agora, deixe seu comentário respondendo a seguinte questão:
O que você tem feito para colaborar com o bom funcionamento da nossa escola?

Beijosss!!!
Denise Cruz

quarta-feira, 16 de março de 2011

De volta à Inhotim

Como aconteceu no ano passado, mas com as turmas do 3º ciclo, agora foi a vez dos alunos do 2º ciclo conhecerem e se encantarem com o parque ecológico/museu de arte contemporânea Inhotim, localizado no município de Brumadinho.

A excursão, patrocinada pela prefeitura, aconteceu quarta-feira (02 de março) e a chuva em nada atrapalhou a animação dos participantes.

Acompanhados por monitores, os alunos passearam por diversas áreas do parque e apreciaram o rico acervo artístico, que inclui obras de diversos artistas brasileiros e de outros países, e o acervo ambiental, com exemplares da flora nativa cultivados em jardins exuberantes e muito bem cuidados.



 E quem participou, deixou sua experiência registrada:
(Texto coletivo dos alunos dos Grupo 2 e 3 da Escola Integrada 2011)

"Os alunos do Projeto Escola Integrada, da nossa Escola Municipal José Madureira Horta (E.M.J.M.H.), participaram, no dia 02 de março de 2011, do Projeto Escola Integrada Inhotim.

Esse projeto é uma parceira da prefeitura de Belo Horizonte e o Museu Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, onde os alunos tiveram a oportunidade, através de uma visita monitorada, de conhecer mais sobre arte contemporânea e botânica.

Assim, com os grupos 2 e 3 da Escola Integrada Turno Tarde, através da oficina de Leitura, Escrita e Produção de Texto, deixam aqui suas impressões sobre o passeio.

(Escola Integrada 2011)

No dia 02 de março de 2011, aconteceu a excursão da Escola Integrada ao Museu Inhotim, em Brumadinho – MG, com os alunos do 2º e 3º ciclos da E.M.J.M.H.

Apesar do dia chuvoso, a visita ao Inhotim foi ótima. Muitos alunos puderam visitar pela primeira vez um museu a céu aberto com Jardim Botânico, expondo obras de arte contemporânea de artistas do mundo inteiro.

Destacamos a variedade de plantas no Jardim Botânico do Inhotim. Onde conhecemos mais sobre os diversos tipos de plantas, inclusive carnívoras, a Banana Rosa, o Inhame Preto, que tem uma cera em sua folha que provoca o escoamento da água.

No Inhotim há os mais diversos tipos de palmeiras, inclusive abriga a maior coleção delas no mundo.

Já as obras de Arte Contemporânea, ficamos impressionados com a obra True Rouge de Tunga, onde vasos vermelhos de vidros e diferentes elementos marinhos são envolvidos por uma grande rede.

Outra obra que chamou a atenção dos alunos é a By Means of a Sudden Intuitive Realization de Olafur Eliasson, apelidada por nós de “Globo d’água”, composta por um Iglu de fibra de vidro, água, iluminação estroboscópica, bomba d’água e plástico, a obra que no seu interior apresenta um jogo de luzes que dá a impressão de movimentos em câmera lenta.

Vimos os famosos fuscas coloridos da obra de Jarbas Lopes. As obras Troca-Troca e Lézart, do artista Tunga, onde aço, cobre e imã, imitam os mais diversos penteados como se fossem fios de cabelo.

A vista ao Inhotim foi ótima, e por isso convidamos a todos que conheçam o Museu Inhotim em Brumadinho, MG.

É um ótimo passeio para toda a família!

Nós, alunos, e toda a equipe da Escola Integrada, estamos ansiosos pelo nosso próximo passeio e para dividi-lo com vocês."
Daniel, monitor da escola integrada.


sexta-feira, 11 de março de 2011

Animação total no carnaval do Madureira!

Ao som das tradicionais marchinhas, os alunos, professores e estagiários se divertiram a valer no bailinho pré-carnavalesco do 1º turno.

E engana-se quem acha que a criançada só conhece axé, funk, pagode...
Elas cantaram as músicas tradicionais do carnaval, dançaram  no "trenzinho" e na "rodinha" e se alegraram como no tempo dos pais e avós. 

Relembrar o passado é preservar a tradição, valorizar a cultura!