sexta-feira, 19 de novembro de 2010

20 de novembro - Dia da Consciência Negra


Esta data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e mostrar o quanto nosso país está marcado por preconceitos e discriminações raciais. Ela foi escolhida por coincidir com o dia do assassinato de Zumbi dos Palmares, um importante líder da resistência negra, em 1695.


Temas importantes são debatidos pela sociedade brasileira e ganham evidência neste dia: o negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, cultura, moda e beleza negra, racismo, etc.


Vivemos num país de diferenças, em que a diversidade de culturas, crenças, cores  e ideias estão presentes no nosso dia-a-dia.


Esta é uma data para pensar no futuro e agir a favor da construção de uma sociedade mais igualitária, justa e com melhores oportunidades para todos.

Veja o vídeo abaixo e deixe registrado um comentário sobre o assunto:

E você? O que esperava dos negros?

116 comentários:

Anônimo disse...

A reportagem é importante para as pessoas que cometem atos preconceituosos das pessoas negras.
Para que o Dia da Consciência negra seja sempre lembrado e respeitado por todos.


Luisa e Marina 706

Bianca e Dari 706 disse...

Isso mesmo temos todos que esta na luta contra o racismo
Pois não vale apena ser racista no nosso país não existe raça nem cultura definida.

Anônimo disse...

O preconceito no Brasil é muito variado tem de todos os tipos

Crislane e Rayane disse...

Achei super legal,porque varias pessoas do mundo ainda insiste no racismo com as pessoas negras, acho até que os negros deveriam ser privilegiados, afinal todo mundo e igual a todo mundo e os direitos tem que ser o mesmo e com o racismo não chegaremos a lugar algum, as pessoas negras tem direito de ter no mercado de trabalho chances melhores porque são pessoas como todo mundo,tanto no trabalho quanto dentro desse mundo que vivemos!

Crislane e Rayane - 706

Renata e Ingrid disse...

Nós achamos o texto maravilhoso,pois ele fala do racismo,algo que hoje acontece diariamente em qualquer lugar.Achamos que o racismo é algo ruim que não deve ser praticado por ninguém,pois ele feri as pessoas que estão sendo desrespeitadas.
VAMOS ACABAR COM O RACISMO!!

Paula,Nayane e Brisa disse...

Devemos fazer uma lavagem celebral, porque o racismo é uma falta de ética. Pessoas que não pensam o falam.



alunas da turma:706
Brisa,Nayane,Paula

Gustavo O. & Gustavbo H. disse...

o preconceito no Brasil é muito violento devemos acaba com ele no mundo todo
vamos acaba com precomceito.nos gostamos muito da reportaje e muito bonito.

Gustavo O. & Gustavbo H.
Sala: 706

Natalia e Gabriela disse...

Nos,achamos o texto muito legal,pois ele trata de um assunto muito importante o racismo pois não devemos julgar os outros por sua cor,devemos aceitar cada um como ele é,não e nada legal zoar,ou agredir uma pessoa por sua cor!!

Ana Carolina e Karoline disse...

Achamos essencial campanhas no dia da consciência negra pois no mundo existe muito preconceito e essa ação pode ser um tipo de combate ao preconceito
de:Ana Carolina e Karoline

jonathan e julio - 706 disse...

Diga não ao rascismo no brasil e no mundo todo, e nunca cometa o racismo, ta bom.

Claudio disse...

Adorei a reportagen! ficou muito interessante com fotos e tudo


de:Claudio e Bernardo

Anônimo disse...

nao devemos criminar as pessoas negras,nao podemos falar porque elas sao negras.Pois ninguem e diferente todos somos igual as pessoas sao aquilo que elas sao nao por aquilo que elas tem mais por aquilo que elas sao,poi chamar a pessoa e negra nao podemos chamar a de macaco pois isso e crime todo mundo e igual nao diferente pois tenha isso na mente.

Anônimo disse...

Acho isso um absurdo porque todos somos iguais por dentro orgãos cerebro hemacias tudo não se deve ser preconceituoso com os outros.

Anônimo disse...

as pessoas que sao mnegras nao devem ser descriminadas pois todos nos somos iguais cada um tem sua raça mais mnao e por isso que devemos criminar as pessoas porque sao negras nao devemos julgar.O maior preconceito e vooce criminar al guem por a\quilo que ela e,antes de fazer algum tipo dessa coisa nao faça isso.ponha isso na mente.

Luis Fernando & Ricardo Junior - 708 disse...

Eu acho errado a discriminação que fazem com os negros,pois somos iguais por dentro.

Luis Fernando & Ricardo Junior
708

Lucas de Assis e Igor Rocha - 708 disse...

Eu gostei do texto porque fala sobre o racismo,aqui no Brasil tem muito racismo porque aqui tem muitos negros e eu não gosto que as pessoas sejam descriminadas e por isso eu não falo que as pessoas negras são chatas são sujas são feias quando eu ousso alguem falando isso eu protejo o negro para que ele tenha uma defesa e para ele não seja descriminado.

Nome:Lucas de Assis e Igor Rocha
Turma:708

Brenda e Luiz.Felipe-sala 708 disse...

Eu acho que esse dia se deve muito respeito pois os negros alem de serem respeitados eles também devem ter a mesma oportunidade de trabalho como as pessoas!!

Anônimo disse...

isso e uma coisa muito boa.Isentivo as escolas a ter esse tipo de 'trabalho' contra o racismo e incentivar os alunos a não terem preconceitos contra os negros.

César e Eduardo - 708 disse...

Aluno:César e Eduardo
Turma 708

Este texto é interessante pois fala sobre o dia da consciência negra. O Brasil era um país que descriminava muito tipo os EUA (Estados Unidos) Teve uma era que as pessoas brancas descriminavam o preto eu vi um filme chamado amsted que falava um pouco desse preconceito que quiser veia o filme garanto que você vai gostar do filme e aprenderá a importância sobre este dia!

Júlia, Vitória e Flávia - 708 disse...

Bom, nosso grupo discutiu o assunto, pensamos bastante, e a conclusão foi que mesmo que tivermos visto uma vez ou outra na televisão mostra muitos casos de preconceito, infelizmente está presente até hoje em nosso pais, e no mundo. E o nosso grupo espera que esse dia " Consciência Negra" sirva para que as pessoas pensem nas suas atitudes, e que ás vezes um apelido que você acha que é apenas zoação, "macaco", "negão" etc, pode jogar a pessoa no buraco (depressão) e até mesmo suicídio. Lembrem-se somos todos iguais (:

Anônimo disse...

Allice Fernanda, Ana Luiza S., Gabriella Martins - TURMA 708

Nós somos contra o preconceito!!!!!
Pois isso é errado, nós temos que aceitar as pessoas como ela é, não importa a cor, importa as atitudes das pessoas...

Pedro Henrique - 708 disse...

Eu que achei esse texto serve para a gente nao faser a coisas erradas ou descriminar as pessoas.
Nome: Pedro Henrique
Sala: 708

ana luiza pedrosa e sacha paula disse...

RACISMO Que luta é essa? Quem é o inimigo? Quem é o vencedor? Uma luta de sangue que mancha poucas páginas de livros de história, mas encharca verdadeiras páginas omitidas. Uma luta opressora e sem sentido onde o objetivo não sabemos nem entendemos. Muitos foram mortos mais não expostos. Na calada da noite gemidos de dor e de saudade. Grito que fica dentro da garganta impossível de ser engolido. Os ancestrais choram. Lembram de uma época deles, arrancadas por uma história de outros. E a mãe não é reconhecida pelos seus filhos. Uma madrasta má tenta apagar todas as lembranças que ficaram numa tentativa inútil de se arrancar as raízes colocadas no chão a finco com tanta força. E assim chora. Vê seus filhos mostrando uma realidade que nãoexiste, baseando-se em idéias fictícias. Alguns dizem que somos iguais e isso basta. Somos iguais? Brancos, negros mulatos, índios, orientais e etc. Somos iguais? Com certeza não. Diferentes sim, mas inimigos por quê? Vai saber. Sem sentido e sem nexo. Uma idéia construída em cima da ignorância e da burrice. Sem objetivo comum, sem uma direção coerente, assim se sustenta o racismo. Uma luta sem vencedor, sem idéia ou objetivo. Uma luta que não deveria existir, mas é sustentada por mentes que não pensam, pois, se pensassem enxergariam o óbvio, entenderiam o que não entendem. Realmente são burros, lutam contra eles mesmos, se matam e se acabam, por um ideal sem nexo. Lutadores que brigam no escuro contra ninguém e se acham campeões, mas quando procuram suas medalhas não as encontram e se olharem para trás verão em seu sangue a cor comum de todos nós, a cor vemelha do sangue Africano, que pertence a negros, brancos e índios diferentes demais, mas com uma herança em comum, e que destruí-los é acabar com nós mesmos.

Ariel e Milena. 708. disse...

Bom nós gostamos muito do texto.
Ele nos ensina sobre o racismo e com isso nos podemos saber mais sobre o que acontece no mundo.
O negro também faz parte do mundo, não só porque a cor dele é diferente que temos que jugar eles por uma coisa que é natural.
Nos somos brancas mas nos com certeza temos um lado negro que core no nosso sangue e nós nos orgulhamos muito disso com certeza.
ass:Ariel e Milena. 708.

Unknown disse...

pensamos que não devemos ter racismo nenhum contra os negros, pois foi deles que descendemos!O dia na consciência negra é um dia para se pensar em que atitudes tivemos em relação ao negro.Mas também não só os negro, e sim á todos os que conhecemos e não conhecemos, porque independente de sua cor raça e atitude, não devemos mal tratá-los por isso.
Yuri e Daniel.
708, 3° ciclo.

LUCAS CARLOS E MARINA DE ASSIS. - 708 disse...

o jeito de se referir as pessoas negras ao jeito de se falar pode magoar ferir,e até mesmo elas podem denunciar a sua atitude descriminosa contra os negros.para mimo dia da conciencia negra é um dia muito , importante,pois esse dia fazem que as pessoas se concientise da discriminação feita aos negros!

LUCAS CARLOS E MARINA DE ASSIS. - 708

rebeca e luiza disse...

-EU ACHEI ESSE TEXTO MUITO BOM.

-EU ACHO QUE ESSE TEXTO FOI FEITO PARA ALERTAR AS PESSOAS QUE TEM OU JÁ TIVERAM PRECONCEITO DE ALGUMA PESSOA PELA SUA COR.
PRA MIM NÃO É A COR DA PELE QUE FALA MAS SIM O CARATE DA PESSOA E TAMBÉM ACHO QUE AS PESSOAS DEVIAM SER MAS ELEGANTES E PARAREM COM ISSO POIS NENHUM SER HUMANO E PERFEITO INCLUSIVE VOCÊ QUE ESTA LENDO.

Aléxia e Carla disse...

Achamos o texto da consciência negra legal, pois retrata de uma realidade vivida pelos negros.
Gostamos também da tirinha, que fala dos dois garotos que tem o preconceito com um homem que era negro e o negro com preconceito com os brancos.
Na nossa opinião não devia ter preconceito pois todos temos origens africanas apesar de alguns não entenderem dessa forma.

rebeca e luiza disse...

-EU ACHEI ESSE TEXTO MUITO BOM.

-EU ACHO QUE ESSE TEXTO FOI FEITO PARA ALERTAR AS PESSOAS QUE TEM OU JÁ TIVERAM PRECONCEITO DE ALGUMA PESSOA PELA SUA COR.
PRA MIM NÃO É A COR DA PELE QUE FALA MAS SIM O CARATE DA PESSOA E TAMBÉM ACHO QUE AS PESSOAS DEVIAM SER MAS ELEGANTES E PARAREM COM ISSO POIS NENHUM SER HUMANO E PERFEITO INCLUSIVE VOCÊ QUE ESTA LENDO.

Gleyson & Maurilio - 708 disse...

Nos achamos esse texto muito interessante, porque fala sobre a consciêcia negra, e sobre o racismo. A consciêcia negra e o racismo e muito importante para a sociedade do planeta.Temas importantes são debatidos pela sociedade brasileira e ganham evidência neste dia: o negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, cultura, moda e beleza negra, racismo, etc.

Bianca & Indicler - 708 disse...

Não discrimine as pessoas, assim como você
não quer ser discriminado .
Bianca & Indicler - 708

Renan e Lucas Alexandre disse...

Eu acho que esse preconceito contra os negros é desnecessário na nossa comunidade,pois por dentro todos somos iguais e ninguém é melhor do que ninguém nesse vasto e grande MUNDO !,

Unknown disse...

Adorei o texto , acho que não devemos criticar ninguém por causa da cor ... Devemos primeiro conhecer pra depois criticar ou elogiar ... Parabens *--* Beiijããoo

{? Feshamento Certo ...
Lala , Luudy e Cacau *--*

Anônimo disse...

O dia da conciência negra é um dia muito importante pois faz a gente refletir sobre a descriminação e o racismo.
Eu não sou negro mas eu odeio discriminação racial pois é muito chato!



Pedro, Willer
704

Gianluca,Pedro Henrique,Luacas Syamon disse...

O preconceito é uma coisa muita errada pois causa depressão nas que sofrem o racismo e preconceito alem de ser crime.

Gianluca Rungue,Pedro Henrique,Lucas Symon-704

MARIA LUIZA E MARIANA CLARA disse...

Nós achamos um texto muito interessante por que através daquelas fotos que o homem negro é igual ao homem branco.
Não importa se o homem é negro ou branco devemos respeita-los de igual para igual.



MARIA LUIZA RIBEIRO e MARIANA CLARA

Mariany de Oliveira e Aline Marques - 704 disse...

Eu achei interessante o texto,ele e as imagens falam de verdade o que se passa no Brasil e no mundo,o preconceito é errado e quem o aprova e o pratica pode ser processado e até preso.

Anônimo disse...

Eu sinceramente acho que o dia da consciência negra, é um dia muito importante pois, foi o dia da morte de que para mim o homem mais importante na sociedade negra (Zumbi dos Palmares)ainda bem que existe essa dia tão importante. Parabéns pelo texto foi bem elaborado.
FELIZ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!! *-*

Ester e Natalia disse...

Eu gostei do texto porque a gente não deve ter preconceito só porque algumas pessoas tem a cor escura.

Mariana Pinheiro e Victoria Karina disse...

Um texto muito interessante, e o melhor é que fala contra o racismo e que os negros são humanos como nós.
Em nossa opinião o negro precisa de ter direitos como todos, e qualidade de vida, não ser tratados como bichos.

Mary & Vick...

José Lucas & LUcas Lpes disse...

o texto foi muito interessante por ter a homenagem a o dia da consciência negra
esse dia é muito especial para eles mas apesar de muitas pessoas ter o preconceito contra os negros.
o dia 20\11\10 é um dia muito marcante (o dia da consciência negra)

Anônimo disse...

para mim eu não acho muito laguel
esse necoco pode fazer bem para a
pessoa essa pessoa pode
ficar triste

geison e anderson - 704 disse...

eu achei este testo Muito interessante por que fala sobre concincia negra

Kecya & Patricia -704 disse...

Esse texto e muito interesante,pois fala de varias coisas como:DISCRIMINAÇÃO,RACISMO...e ensina que todo mundo e igual que no Mundo todo não pode aver PRECONSEITO.......

Isabella Sales, Helena e Thais disse...

Nós achamos que o dia da consciência, é muito importante porque no Brasil ha muitos negros e consequentemente em alguns lugares ha muito preconceito, então esse dia e para mostrar que as pessoas não são definidas por cor ou raça,que tantos brancos como negros, são importantes para a sociedade brasileira e Mundial !

FELIZ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA !! SEM PRECONCEITO PESSOAL !!


Helena, Thais e Isabella Sales - Turma 704

Izabella Miranda e Lorrayne disse...

Esse dia da consciência negra é bem importante para essa sociedade.Isso realmente é uma homenagem ao Zumbi dos Palmares e a sociedade negra. Parabéns pelo texto bem elaborado e FELIZ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!! *-*

lincoln disse...

eu intendi que esse filme não era de robar nada ai vi que que uns rapases negros ajudaram o senhor que estava em perigo.pq o trem ia esmagar ele e o carro dele

Ludmila e Bruna disse...

O preconceito no Brasil é muito variado tem de todos os tipos de preconceitos das pessoas negras.

Rodrigo e Gustavo turma:410 disse...

Eu não acho graça de zoar o outro de negro

porque se fosse eu,eu não ia gosta

laryssa é Maria Vitória disse...

O RACISMO É UMA COISA MUITO FEIA SE AGENTE CHAMAR UMA PÉSSOUA DE PRETO ELE PODE ATÈ ATER NA GENTE É O RACIMO LEVA A MORTE É TMBEM LEVA A CADEIA É O RACISMO NÃO É MUITO LEGAL .

Camila e ANA LUÍSA. - 410 disse...

AS PESSOAS NÃO TEM QUE JUGAR PELA COR MAIS PELO CARÁTER!

USAR RACISMO NÃO É LEGAL.

MARCOS E AUGUSTO disse...

EU ACHO QUE NÃO DEVEMOS JULGAR O OUTRO PELA COR.

Ana carolina Isaque sala410 disse...

O racismo e uma coisa muito feia que pode dar ate cadeia

Juliana e Ana Luiza turma 410 disse...

Eu acho quer ser negro não é nem um defeito porque ser negro como se fosse uma pessoa branca não ha nada de deferente na pessoa . O que muda e só a cor ..Mas nada .E só porque e negros mesmo temos que ter respeito com todos.

BRUNA MAYARA-ANA LUISA CHAVES turma:410 disse...

Nos intendemos este vídeo que as pessoas negras não são diferentes de nenhuma pessoa e que devemos trata-las como todo mundo.

Elder Lucas-410 disse...

Eu achei que na primeira vez que aquelas pessoas iriam roubar o moço mas iriam ajuda-lo.

Eu acho que não devemos ter racismo com os negros.

pierre e marcos junio 410 disse...

Por que as pessoas brancas mim chama de
preto e negro e os me os colegas e negro
em guau a mim. ruim

Marco Túlio 410 disse...

Eu achei muito legal, vocês acha que se fosse um humano de cor branca de terno e gravata aquele senhor ia achar que ele ia roubar ele? então ele esta fazendo racismo, só porque e um humano da cor negra aquele senhor achou que ia roubar ele mas e ao em vez ele ia ajudar ele salvar seu carro de ser atropelado pelo trem. Na minha opinião não devemos jugar
as pessoas pela cor.

l lucas 410 disse...

não devemos julgar as pesoas pela cor e sim pelo caráter.

Samara e Amanda 413 disse...

''Isso mesmo a gente tem que lutar contra o racismo,porque tem muitas pessoas que ainda tem racismo contra as pessoas temos que ajudar elas lutar contra o racismo,porque muitas pessoas que são negras e não gosta de pessoas que são brancas. O presidente dos Estados Unidos é negro e tem pessoas que não gostavam dele porque ele é negro.
VAMOS LUTAR CONTRA O RACISMO!

Eloá e Emerlin turma: 413 disse...

Acho que o racismo não é muito legal porque pode magoar a pessoa e deixar a pessoa triste.As pessoas continua com falta de respeito com varias pessoas de cor diferentes.

Anna Luiza & Lorrane 413 disse...

O RACISMO EXISTE EM VÁRIOS LUGARES DO MUNDO.
PARA QUE SER PRECONCEITUOSO?
ISSO NÃO LEVA A NADA, SÓ DEIXA O NEGROS COM VERGONHA DA COR DA PELE QUE TEM.
NÓS SOMOS DIFERENTE, SÓ DA COR, MAIS O SANGUE É O MESMO.

SÓ EXISTE UMA RAÇA VAMOS LUTAR POR ELA!

khetellen e thais 413. disse...

Eu achei muito legal. Ninguém tem que ter preconceito.Todo mundo é igual.O racismo é uma coisa muito feia e criminosa.

Alessandra Rafaela 413 disse...

Eu entendi que os negros só queriam ajudar o branco que estava preso nos trilhos.
Isso serve de lições para as pessoas que tem racismo

Taylor e Bruno - 413 disse...

O racismo é uma descriminação a gente se sente mau e deprimido o racismo e uma falta de educação.

João e Allan 413 disse...

Racismo:

Achei o vídeo de mais e quero que o preconceito acabe e que devemos pensar no asunto e tomar providencias.
Não de vemos julgar a pessoa pela cor e sim pelo caráter.

ARTHUR E NATHÃ - 413 disse...

Nos achamos que o racismo é uma coisa muito feio de se fazer pois o que manda na gente é o que esta por dentro não o que está por fora porque o que manda na gente é o caráter.

Jean -Guilherme 413 disse...

Eu acho quem faz racismo e uma pessoa que não se ama e eu acho muito legal ter o dia da consciência negra tchau.

daniel e gabriel 413 disse...

Eu achei muito bom porque fala sobre racismos.Porque não devemos julgá-las antes de conhecer e porque todos são iguais.

Luiz e Andres 413 disse...

Por causa disso, devemos parar.com o racismo, porque pode fazer mal.

Sabrina e thaís disse...

todo nos temos que contra o racismo, pois não vale apena um mundo com tanto preconceito

Anônimo disse...

Bom eu acho que esse video serve para os racistas s concientizarem.Porque na hora eu achei que eles iam assaltar o velho...
mas não.

Lucas henrique 601

Anônimo disse...

o velho achou que os negros iam o roubar mas iam ajudar, mas o preconceito não leva a nada.

Anônimo disse...

Gostamos muito da reportagem, pois existem muitos preconceituosos por ai, e isso é ridículo, pois somos todos iguais não importa cor nem raça, ou seja
PRECONCEITO, NUNCA!

maria carolina e amanda - 601 disse...

bom,esperar dos negros e ser assaltado você esta muito enganado eles podem querer te ajudar essa e minha opinião

Ana Cláudia e Anne Caroline-601 disse...

Que não importa se você é vermelho,amarelo,branco ou negro,mas você sempre será um ser humano.O preconceito foi criado só para diminuir os negros,mas sabemos que todos são iguais,o preconceito só existe na cabeça de quem quer ter,nas pessoas que acham que são maiores que as outras.Essa é a nossa opinião!

Laura e Melissa(601) disse...

Bom! Eu acho que não podemos ter preconceitos,pois nós temos antepassados negros!
Negros ou brancos não importa, pele é só uma aparência... O que importa é o que está dentro de nós
ass:Laura

Acho que o preconceito é uma coisa irracional que fazemos!!
Nós somos de carne e osso iguais nesse ponto!!Mais diferentes em atitudes!Cor de pele pra que ver isso?
Se todos somos humanos?
Com a diferença fazemos o mundo!Porque se todos nos fossemos iguais não existiria só um Élvis Presley,só um Michael Jackson,só um rei Roberto Carlos em fim...
Lembre-se que um negro pode ser o próximo Presidente(Barack Obama)...E outros mais!
ass:Melissa

Mýh&Beel disse...

Todos devemos ter consciência de que todos nós somos iguais.Não importa cor sexo e tamanho.Oque importa que todos nós temos diferentes características mas todos seres humanos.

Gaabs & Pedro . disse...

Essa reportagem é para nos mostrar que não se pode julgar uma pessoa pela sua cor e aparência , todos nós ao depender da cor , devemos ser tratados iguais .
Não podemos ser ignorados só porque somos de cores diferentes .
Respeito é Bom , e todos gostam ! ;)

Bruna e Lais disse...

esse video foi um ato,para voces verem como sao os negros e criarem vergonha na cara e parar com esse racismo de vocês.
esse video foi o bastante para todos que descriminam algum negro porque uma hora quando eles presisam da gente ninguem ajuda mais eles não pagam com a mesma moeda eles fasem diferente eles ajudan ao contrario dos discriminadores.E para vocês refletirem bem tudo isso..
RACISMO>>NÃO<<

Isabela e Poliana turma 601 disse...

A reportagem é muito importante, pois para os ``homens brancos´´ as pessoas negras são bandidos, traficantes e tudo que podemos imaginar. Só que os negros são gente como todos, e como seres humanos prescisam de respeito. As pessoas negras tem dificuldade de adimitir que são descendentes ou que são negros...
:D

leonardo e lucasj turma 601 disse...

muita gente acha que negro e assaltante que negro e bandido mais não e. não podemos jugar negros pela cor sim pelo coração. não só os negros

Júlia e Naiara disse...

O negro também tem os seus direitos de vida como qualquer outra pessoa.
Não vale apenas se preconceituoso com os negros ou com qualquer outra pessoa, porque tudo mundo sofre com o preconceito.

Vitória Gomes e Giulia 509 disse...

Na sociedade Brasileira a maioria das vezes os negros são excluídos.Por nós no Brasil e no mudo todo não deviria existir o preconceito nem o racismo.
As pessoas negras também são seres humanos e elas tem os mesmos direitos que todo mundo!
No mundo todo só existe uma raça:a raça humana!

Vitória e Arthur 509 disse...

Muitas pessoas acham que por ter tonalidade diferente tem que ter mais direitos,MAIS ISSO É ERRADO ,pois somos todos de uma única raça, a humana.tem algo errado pois

RACISMO NÃO É LEGAL

pedro e gabriel 509 disse...

NOS APRENDERMOS QUE EXISTE SÓ UMA RAÇA HUMANA.

TONY E ALAN disse...

Essa reportagem e interessante para pessoas que praticam o buling por isso nao cometam esse tipo de atitude contra as pessoas de etnias diferentes porque isso da ate cadeia!




FELIZ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
20/11/2013

Maria Alice e Vinicius disse...

Todos nos temos direitos a lutar contra o preconceito e o racismo,porque não existe raça branca nem raça negra porque só existe a raça humana.E todos somos iguais.

NICOLAS E PEDRO 509 disse...

Eu acho que a discriminação racial esta muito forte no Brasil e no mundo não só contra os negros mas também sim contra todas as pessoas.
FELIZ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Emili e Bruna disse...

Não vale a pena ter racismo por um dia um de nossas famílias foi negro..

E isso ai não nada ter racismo com as pessoas negras pois são como nos também tem sentimentos igual a todos nos

samantha e rafaela disse...

os brancos acha os negros maus pois eles são iguais a todos a cor não importa o que importa é como eles são por dentro e esse vídeo mostra que eles só tentaram ajudar

Sofia e Bruno 509 disse...

No dia da Consciência negra devemos respeitar toda a sociedade porque não tem raça definida para nenhum de nós. O Brasil tem muito preconceito com a pessoa negra .tem muitas pessoas que não pensa antes de criticar o próximo. FELIZ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

THAÍS E ÍTALO - 509 disse...

A REPORTAGEM SERVIU PARA A GENTE PENSAR POIS, SOMOS DIFERENTES, POR ISSO DEVEMOS RESPEITAR A TODOS. RACISMO NÃO É LEGAL!

danielle disse...

Eu acho que o branco tem que parar com esse racismo porque o vídeo que passou significa que tinha um idoso que estava preso nos trilho de trem e quando os negros chegaram eles ajudaram aquele e eu acho que foi muita gentileza da parte deles.

Camilly e Livia disse...


Na minha opinião eu acho que se agente olharmos sempre por fora não teremos amor por nos mesmo pois Deus criou nos todos iguais por dentro.

Alice é thayanne turma 402 disse...

A reportagem e importante para que ninguem
seja preconceituoso porque nesse mundo nao existe raça todos somos ser humano.


Lucas e Kayke 402 disse...

O dia da consciência negra é muito importante,porque Zumbi Dos Palmares morreu e o vídeo mostra uma pessoa negra salvando a pessoa branca porque eles não tem racismo.

Felipe Franciele disse...

Nos não gostamos do preconceito porque é uma injustiça que o, homem comete com. outra pessoas diferentes da gente

Unknown disse...

com a escravidão dos negros o pais foi muito preconceito e racista com os negros

John e Kalleby disse...

Quem faz racismo contra o negro é uma pessoa que não tem amor no coração.
O amor e importante porque pode trazer coisas boas para sua vida

Júliae Nicole 402 disse...

Nicole & Júlia

Nos gostamos muito do texto fala sobre muitas coisas importantes.E no Brasil o preconceito e muito variado com os negros. nem só com os negros com outras pessoas

e nos gostamos muito :)

maicon e victor disse...

Eu achei a reportagem muito boa porque fala sobre o racismo contra o negro.

cleide disse...

A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito.

Cleide Pires disse...

A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito.

Rhayanne & Camila disse...

O Brasil tem muitas pessoas, preconceituosas!
Nós, achamos o texto muito importante para mostra, as pessoas que todos nós, somos iguais!

aleksandro e pedro (sala 510) disse...

Isso mostra que nos somos todos iguais não importa se e negro ou branco todo mundo um dia nasce,cresce,desenvolvem e morre.

matheus e diogo disse...

Eu acreditava que eles iriam fazer outra coisa com aquele senhor,más na verdade o ajudaram,a sair do trilho do trem

Rhayanne & Camila 510 disse...


Nós achamos, o texto muito importante,para mostrar as pessoas que somos todos iguais, sem preconceito nenhum.

Anônimo disse...

Pensamos que o conjunto de pessoas negras,fosse assaltar o pobre idoso branco.mas ao em vez disso, eles salvaram a vida do velhinho.Isso só demonstra que cor,a doença,tamanho,peso,não é documento e sim a vida e a personalidade que é importante.

Anna Emilly e Milene 510 disse...

Bom, eu e minha amiga achamos o vídeo muito legal, pois observamos que quase todos acharam que os negros iriam agredir o senhor, mais olha o preconceito ai, pessoal esse vídeo e importante para esquecermos o preconceito de vez.

esther disse...

Eu os chamaria de heróis pois não é todo dia que se salva a vida de uma pessoa que não é da sua cor pelo menos as pessoas sem coração

Anna paula e Samira disse...

O vídeo faz a gente pensar que os negros estão roubando o carro, mas na verdade eles estavam ajudando o dono do carro,e foi interessante porque nos mostra que todos tem um pouco de preconceito!!!

yasmim e samanta 510 disse...

No começo eu achava que eles eram ladrões,mais depois que os negros ajudaram o branco,eu aprendi que nós brancos devemos ajudar a todos os brancos e negros,e todos os tipos de raças humanas. O racismo deve acabar!!!!

jo disse...

Da para ver no vídeo que muitas pessoas tem racismo, por isso e muito importante o dia da Dia da Consciência Negra

iago e victor disse...

veja como eu achei interessante porque este dia é muito importante pois é um dia sem preconceito

Isabela e Gabriella 510 disse...

Achamos a reportagem importante,porque mostra para as pessoas que o negro e humano e devemos respeita-lo como respeitamos a qualquer outro.ACABEM COM O PRECONCEITO!!!!!