terça-feira, 2 de setembro de 2014

Atitudes racistas em nossa sociedade - Até quando???



Ofensas racistas em estádios de futebol, como as sofridas pelo goleiro do Santos, Aranha (foto acima), na última quinta-feira (28/08/14), em Porto Alegre (RS), ou casos como o do homem negro que decidiu tirar a calça dentro do Salvador Shopping, na capital baiana, para provar que não tinha roubado uma das lojas, deixam os brasileiros perplexos, mas também fazem lembrar que o crime de racismo ainda é presente na sociedade brasileira.


E essas ofensas são bastante comuns também nas redes sociais:  nesta mesma semana, na cidade mineira de Muriaé, um jovem casal foi hostilizado após publicar uma foto (acima). Nela, um adolescente branco abraça a namorada negra. A imagem gerou uma enxurrada de comentários racistas.




Cada vez mais, aos olhos da maioria das pessoas, o racismo aparece como algo absolutamente inaceitável, principalmente em uma sociedade como a nossa, que é de maioria negra. E a frase abaixo deve ser o lema de uma sociedade mais justa:



Racismo não é brincadeira, é um crime. Está previsto em lei e deve ser punido.


E as denúncias ainda são a melhor forma de combater essas ações discriminatórias.

De acordo com a Seppir (Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial), do governo federal com status de ministério, o número de denúncias de racismo dobrou nos últimos anos:
em 2011,  recebeu 219 denúncias; em 2012, esse número pulou para 413 e, no ano passado, chegou a 425. Neste ano, até julho, foram 125 comunicados. Para a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, as denúncias de racismo aumentam pela indignação e conscientização da população,  que se sente mais encorajada a denunciar.


Recentemente, um caso de racismo terminou em condenação do agressor. O médico psicanalista Heverton Menezes foi condenado a pagar R$ 50 mil por racismo a uma funcionária de um cinema, após dizer que a vítima deveria morar na África para cuidar de orangotangos. 




Como fazer uma denúncia em casos de racismo
Para registrar denúncia na Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, o denunciante pode ligar para (61) 2025-7004. Ou pelo email sic@seppir.gov.br. É importante fazer também uma ocorrência policial, de preferência no momento da agressão.

Vamos acabar com essa prática! Denuncie!

44 comentários:

Maria Carolina , Isabelle disse...

DIGA não ao racismo pois somos iguais só mudamos a cor !
#somostodosiguais

Felipe e Diogo disse...

Foi decepcionante o racismo não é legal porque racismo não deveria nem existir.
Nos não gostamos disso é melhor um mundo sem racismo.

TURMA;603

ALUNOS;Felipe silva e Diogo de Souza

bruna e camile disse...

Nós achamos muito legal essa atitude contra o racismo pois racismo é crime ,e ofende as pessoas.

RIAN603 disse...

NOS FICAMOS MUITO TRISTE PORQUE O RACISMO É MUITO FEIO E NENHUMA PESSOA GOSTA.

Samira e Giovana 603 disse...

Nós concordamos com a reportagem que essa atitude é errada e deve acabar!
Ninguem nasce com essa ideia aprende com as pessoas ao redor!
Racismo é Crime e deve acabar!!!

ana clara e milene disse...

achei muito interessante, o racismo, deve ser punido por que e crime deve ser denunciado o racismo na nossa sociedade deve acaba DENUNCIA !!!!

Ana clara e Milene sala :603

Iago e Ana julia 613 disse...

4O racismo é uma coisa extremamente inútil em nossa sociedade, é precário ver situações como a do goleiro Aranha e, não é só no futebol vemos isso também na Internet ( o famoso cyberbulling) e no dia a dia.
Se você ver uma situação de racismo em qualquer lugar denuncie!

Vitória Gomes e Giulia 613 disse...

O racismo é uma atitude muito comum na sociedade brasileira.
Então devemos contribuir para o fim do racismo.
Contribua também!!!

Anônimo disse...

UM ASSUNTO MUITO INTERESSANTE E SÉRIO!

Gabriel e Danyel disse...

Essa reportagem e interessante para conscientizar a população sobre o racismo,ou seja,elas terem consciência do que fazem com as outras pessoas.

carlos 613 disse...

No Brasil há muitas pessoas racistas,mas infelizmente no Brasil as leis são muito leves.para mim alguém que faça racismo com outra pessoa tem que leva no minimo 3 anos de prisão ou uma indenização muito gande para a familia

Nayara Vitoria disse...

Estamos aqui para dizer que o racismo é um ato de pessoas covardes, que querem chamar atenção, que se sentem rebaixados e por isso rebaixam ainda mais os outros usando o preconceito que como diz a palavra é um preconceito de algo ou alguém

ayrton e joão lucas turma 613 disse...

Somos contra o racismo vamos lutar juntos para não ter racismo na nossa escola.



lembre racismo é crime

Gisele-Ana Júlia/511 disse...

Na nossa opinião, o racismo é uma coisa idiota que as pessoas fazem para reprimir outras pessoas.Recentemente ouve um ato de racismo em um jogo de futebol,o que aconteceu com o 'Goleiro Aranha' e com 'O Casal' que postou a foto na internet.
Todos esses atos são feitos por pessoas que querem reprimir pessoas ou porque estão passando por um momento de raiva!!

micael e fabricio 511 disse...

Nós (Fabrico e Micael)
Somos contra o racismo que acontece
frequentemente em vários estados do nosso pais. O preconceito é crime temos que evitar o racismo por que o é um porque é um crime que não devemos repetir porque dá cadeia.

Isaac e Maria Alice disse...

0 racismo é uma coisa que se vê todo os dias, e isso pode prejudicar a pessoa que sofreu o racismo porque ela se sente inferior a pessoa que fez o racismo com ela.

Gabriel messias e Victor Samuel disse...

Diga sempre não ao racismo todo somos iguais apesar da cor mais por dentro somos iguais, não e porque eu sou negro ou branco que vou ter dois rins,corações ou pulmão a mais do que minguem então sempre diga não ao racismo.

João Pedro e Paulo Zn 605 disse...

ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele por sua origem ou por ou sua religião,para odiar as pessoas precisam aprender, ou se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar

Camila e Brenda disse...

Não devemos ter racismo com ninguém, pois somos todos iguais, e não podemos julgar as pessoas pela sua cor e sim por seu coração. #somostodosiguais

VICTOR 605 disse...

as pessoas, tem que pensar antes de comentar da cor das pessoa por isso e muito ruim entristece os outros...
#penseantesdefalar
fica a dica!

yasmim-danielle disse...

Diga não ao racismo, e sim a liberdade.O racismo provoca briga e ate mortes, e não muda nada a criticar as pessoas, porque elas também são pessoas iguais a nos. O racismo se acabasse o mundo viveria em paz e amor e não haveria guerra e nem brigas.

Pedro e Brian disse...

racismo e a coisa mais estúpida que eu já vi,para que isso julgar as pessoas só por causa da cor,pessoas que fazem racismo não devem ser humanas idai que uma pessoa e branca e a outra e negra somos tomos iguais por dentro,racismo não façam isso

gabriel e marcos 605 disse...

somos todos iguais e temos a respeitar todos.

Victoria 605 disse...

Acho que o racismo e uma atitude que não devemos vazer, acho que as pessoas tinham que se respeitar pois somos todos iguais so que de modos e jeitos diferentes, e eu super apoio a luta contra o racismo,para que a sociedade possa respeita a todos !!!
#somostodosiguais

samantha e esther disse...

Racismo é uma coisa muito feia muitas pessoas brancas acham que são melhores que os negros mais não! #somostodoiguais

samantha e esther disse...

Racismo é uma coisa muito feia muitas pessoas brancas acham que são melhores que os negros mais não! #somostodoiguais

renata e ayane 605 disse...

É um absurdo o homem ser acusado de rouba uma jóia só por ser negro e ele teve que tirar a causa para prova sua inocência.
E a menina negra que esta sendo descriminada por namorada de um menino branco. vamos acabar com o racismo racismo e crime.

Victor e Wallace disse...

Nós achamos o racismo um crime perigoso,
pois pode causar briga,pois nós somos todos iguais só muda a cor.

André e Vinícius disse...

Vamos acabar com racismo,juntos podemos acabar com o ele,não fique calado denuncie.O racismo não e legal,ninguém gosta para que praticar?



KAROLAYNE E ANA CLARA disse...

Nós não gostamos disto .E muito feio o RACISMO.Algumas pessoas sofrem isso nas escolas Ruas ou até nas lojas .


# DIGA NÃO AO RACISMO .

Pedro H. e Lucca 501 disse...

Racismo é crime temos que combater contra os racistas.
DIGA não ao racismo.

Isabela e Mariana 607 disse...

Achamos interessante, porque estamos tentando acabar com o racismo.Afinal,somos todos iguais,porém temos cores diferentes!

DIGA NÃO AO RACISMO!!!!!!





Lara e Kiara 607 disse...

O racismo hoje é um grande problema para a população não só brasileira mas também de todo o mundo. Temos que acabar com isso. #Nãofiquecalado #Denuncie #Diganãoaoracismo #Somostodosiguais

Camila e Rhayanne 607 disse...

Muita gente é RACISTA, porque só conhecem as pessoas pela aparência e não pelos coração ! isso é muito errado eu sou contra e se você conhece alguém RACISTA denuncie. #SomosÍguais
Todo RACISTA sofre as consequências no presente ou no futuro não importa, o que realmente importa e que todos que praticam isso estão ERRADOS :)

Víctor Andrey 408 disse...

Diga não ao racismo, racismo é uma coisa muito errada de se fazer, quem fizesse alguma coisa dessa deveria ser punido.

#SOMOSTODOSIGUAIS

Icaro e João Pedro disse...

O racismo é uma forma de julgar as pessoas pela aparência,pela cor,pelo tamanho e racismo pela sua religião o que é uma forma de boba de julgar as pessoas pelas suas formas de viver.

isadora e Maria eduarda 408 disse...

Nos ficamos muitos tristes com essas pessoas que fazem preconceito com as outras pessoas. Queremos que acabe o racimo.

isadora e Maria eduarda 408 disse...

Nós ficamos muito triste com essas pessoas que fazem preconceito com as outras.Queremos que isso acabe.

Davi oliveira e Davi arthur disse...

5Racismo é uma coisa extremamente inútil em nossa sociedade, é precário ver situações como a do goleiro Aranha e, não é só no futebol vemos isso também na Internet ( o famoso cyberbulling) e no dia a dia.
Se você ver uma situação de racismo em qualquer lugar denuncie!





Da

Pablo e Vitória turma 408 disse...

Eu e meu colega já sofremos bullyng, gostaríamos que ninguém mais sofresse.Minha colega já sofreu por ser morena e eu por ser gordinho.

Paulo e Joshua disse...

Não se julga o livro pela capa.
Não devemos ter preconceito,só por causa da cor da pele.Devemos acabar com o preconceito.

#Sem Racismo

Marcelle e Maria Eduarda disse...

O racismo, deve acabar porque muitas pessoas sofrem com o racismo porque elas não gostam de ser chamadas de negros, escravos, macacos.
O racismo e falado pelo Brasil todo mas porque a cor negra, e só uma cor diferente mas por dentro nós somos iguais.

mardson e joao victor disse...

Somos todos iguais não podemos falar dos outros pela cor então DIGA não ao racismo todos tem grandes diferenças como importante todos tem diferenças ,cores, tamanhos e importante a gente não falar das pessoas isso e racismo.

NOME;CAMILA TURMA;605 disse...

Eu achei interessante pois #somostodosiguais#, e tambèm PRETO:e uma cor, e BRANCO tambèm.