A escola integrada do José Madureira Horta teve início em maio deste ano e trouxe novas vivências para os alunos, pais, professores, comunidade e ambiente escolar. O programa visa o atendimento a crianças e adolescentes através de extensão do seu tempo na escola, em horário complementar a seu turno de aula.
São oferecidas oficinas de artesanato, esportes, leitura/escrita e jogos matemáticos. Elas acontecem nos espaços do entorno da escola: Associação Comunitária Jardim Atlântico e Paróquia São Sebastião.
O projeto tem como objetivos: oferecer ao aluno oportunidades de socialização; aprimorar seus conhecimentos e melhorar seu desempenho escolar; desenvolver seu potencial criativo, resultando numa melhora da sua qualidade de vida.
A equipe é formada por monitores (pessoas da comunidade) e bolsistas (alunos de faculdades), coordenados por mim, que sou professora da escola. Atualmente, o atendimento é oferecido a 150 alunos, previamente selecionados, que permanecem por 9 horas na escola, com direito a refeições (lanche e almoço) e participação nas oficinas.
O trecho do poema abaixo reflete um pouco do ideal do projeto e serve para reflexão:
"Ontem um menino que brincava me falou que hoje é semente do amanhã. Para não ter medo que esse tempo vai passar... Não se desespere não, nem pare de sonhar. Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs. Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar. Fé na vida, fé no homem, fé no que virá... Nós podemos tudo! Nós podemos mais! Vamos lá fazer o que será..."
Erasmo Carlos - Semente do Amanhã
Patrícia Ribeiro - Coordenadora do Projeto Escola Integrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário