terça-feira, 18 de junho de 2013

Brasil acorda com protestos em todo o país





 Dezenas de milhares de brasileiros participaram de manifestações nesta segunda-feira, 17/06,  nas maiores cidades do país, para protestar contra o aumento das tarifas dos transportes e os gastos com a Copa do Mundo de 2014 em detrimento dos serviços públicos.

Em São Paulo, ao menos 65 mil pessoas participaram dos protestos, que ocuparam dois pontos distintos da cidade.
 No Rio de Janeiro, outro grande protesto tomou conta de toda a avenida Rio Branco. Especialistas da Coppe/UFRJ avaliaram em 100 mil o número de participantes.

Em Brasília, manifestantes marcharam pela Esplanada dos Ministérios e centenas ocuparam o teto do Congresso Nacional.

 As manifestações reúnem diversos movimentos de contestação, que vão daqueles que protestam contra o aumento das tarifas dos transportes coletivos aos que condenam os gastos com os eventos esportivos sediados no Brasil.
 Em Belo Horizonte, onde o protesto reuniu cerca de 30 mil pessoas, segundo seus organizadores, a marcha partiu da  Praça Sete e seguiu até próximo à UFMG. A polícia disparou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes para impedir que o movimento chegasse ao Mineirão, onde Nigéria e Taiti jogavam pela Copa das Confederações.

Convocadas através das redes sociais, as reivindicações não têm vínculo político. Com gritos de "não tenho partido", a maior parte dos manifestantes é composta por jovens estudantes, mas participam ativamente também pessoas de todas as idades e classes sociais.

"Eu vim porque quero que o Brasil acorde. Não é apenas contra a alta dos preços dos transportes, mas pela educação e pela saúde", disse à AFP Diyo Coelho, 20 anos, que participava de uma passeata junto a um grupo de amigos em São Paulo, que levavam flores brancas nas mãos.


Do alto dos prédios comerciais, pessoas jogavam papéis brancos em apoio aos manifestantes.

Apesar de pacífica na maior parte do tempo, alguns incidentes aconteceram e confrontos entre um grupo pequeno de manifestantes e policiais foram reprimidos com bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha. No Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, os incidentes foram mais sérios, com depredações e uso de bombas molotov.
 Mas a grande maioria dos integrantes das passeatas  e suas lideranças rejeitam este tipo de manifestação e reafirmam que o movimento é de paz e que qualquer tipo de violência será rejeitada por eles.



 Estas são as maiores manifestações de rua no Brasil em 21 anos, desde os protestos de 1992 contra a corrupção do governo do então presidente Fernando Collor de Melo, que renunciou durante o processo de impeachment.
  
Fonte: Uol notícias

37 comentários:

Heloisa silva disse...

Eu acho que o governo tem que pensar na saúde do povo do que ficar desviando dinheiro para os bolso deles

jonathan 601 disse...

A manifestação esta sedo o timo. para os brasileira

Antony 601 disse...

eu acho que eles estão agindo certo porque o Brasil esta gastando com a copa mas não com a saúde esgoto rua sem asfalto e o nosso dinheiro esta indo para o lixo.

nilson gabriel 601 disse...

Agente praticamente doa o dinheiro para eles mais eles só gastam na copa não gastam com que realmente precisa nas ruas não concordo com a violência agente também tem que ter respeito.

Gabriel Leon .S.Pereira disse...

Eu acho que eles deviam protesta mesmo mais não com violência no Brasil devia ter copa mais devia também ter educação e saúde a prefeitura devia trabalha um pouco mais para nos para um Brasil melhor.

zoi de cobra disse...

EU NÃO goste das manifestação por que eles esta quebrando as lojas.

victor gabriel disse...

a manifestação e para o bem de todo mundo e para o bem do governo e do pais e o governo tem que melhora a saúde publica

italo disse...

eu acho que os manifestante estão agindo de forma certa por que o Brasil esta gastando com a copa e não com a saúde.

julio henrique disse...

Ás vezes eu fico em duvida sobre os manifestantes muitos vai para protestar outros vai para brigar quebram lojas e tudo que vê pela frente.

Lucas e Maicom 402 disse...

Nós achamos esse movimento muito interessante,porque e muito importante preocupar com os seres humanos do que com a Copa Das Confederação.

maria eduarda e laura disse...

Nós achamos que essas manifestações estão certas pois os políticos só querem encher os seus bolsos de dinheiro $,e querem gastar o dinheiro para a copa do mundo de 2014 de vez melhora a educação e da salde
publica.

Paola e Franciele sala 402 disse...

Nós achamos muita falta de respeito do prefeito Márcio Lacerda,porque devido ao protesto, muitas pessoas ficaram feridas,inclusive que um rapaz caiu de um viaduto.

Anônimo disse...

Nós achamos interessante porque fala sobre a manifestação da minha escola, aumento da passagem de ónibus, para não aumentar a entrada do Mineirão para a copa do mundo

joão e kalleby disse...

O Brasil estar pior do que ano passado policias corruptas e presidentes,e também manifestantes agressivos e precisamos fazer alguma coisa, enquanto a isto acontece.

Anônimo disse...

Achamos interessante e curioso porque as pessoas estão andando nas ruas com protesto de melhorias de plano de saúde e transporte públicos e passagem por causa do aumento por melhorias.

Anônimo disse...

Nós achamos interessante, porque a manifestação faz com que o BRASIL fique atento aos problemas de todas as cidades.Mas, não é certo que cause muitos problemas para todos os que trabalham pela cidade,e não fazer com que o governo gaste muito dinheiro nas reformas de prefeituras,etc...
E não gastar mais dinheiro com a Copa do Mundo.

John e Kayke disse...

Nós achamos que essa manifestações estão certas.Porque o prefeito gasta dinheiro com tudo na copa das confederações,e aumenta tarifa de ónibus,alimentos.E a policia esta muita agressiva jogando balas de borracha,bombas de lacrimogéneo e bomba molotov.

joão pedro e samuel felipe turma 402 disse...

Achamos interessante e curioso porque as pessoas estão andando nas ruas com protesto de melhorias de plano de saúde e transporte públicos e passagem por causa do aumento por melhorias.

Anônimo disse...

Nós achamos que essas manifestações pelo BRASIL são muito interessante porque eles querem melhora o país com alguns vandalismo e só estar piorando o O nosso país destruindo as cidades e também os políticos estão gastado dinheiro para reformar estádios de futebol sendo que podia fazer novos hospitais é escolas.

victor e daniel 402 disse...

NOS achamos este texto muito interessante
para todos os públicos de todos pais
para todo o Brasil e para a copa das confederações, e para os políticos apedre
aguda a geinte

Maria e Isabela disse...

Nós achamos muito interessante porque a manifestação faz com que o BRASIL fique atento aos problemas das cidades.Mas não precisava de muitas manifestação para trazer mais problemas

Hugo e Joao Eduardo disse...

nos achamos que os manifestantes estão certo porque;Os prefeitos gastaram muito na copa do mundo e pouco com a saúde,com os funcionários publico e para reconciliar esse dinheiro gasto eles aumentaram as tarifas dos transporte publico.

gabriel e matheus disse...

achamos uma injustiça isso que a politica ta fazendo com agente os inpotos aumentando cada vês mais vamos protestar eles.

Leandro,Gustavo e Arthur disse...

Nossa opinião e que não aponhamos os políticos porque eles estão roubando dinheiro publico para copa das confederações e a copa do mundo invés de usar o dinheiro para a educação e a saúde.

Kevyn e lucas disse...

agente paga impostos para eles asfaltar a rua,construir hospitais,contratar enfermeiros,e investi na educação,mas eles Gastão tudo isso na copa não reduzem a maioridade.

Luca Mageste e Marcos Fischer disse...

Na nossa opinião(Luca Mageste e Marcos Fischer) esses protestos não deviam ser levados como algo ruim, e sim como um conjuntos de pessoas que querem acabar com essa palhaçada de corrupção, que nos aguentamos a décadas
Porque nós já estamos fartos, porque o governo se importa mais em preparar estádios para a copa do mundo de 2014 do que se importar com a educação e a saúde do Brasil.

Nilson Rosa e Gustavo de Oliveira disse...

Nos achamos que a manifestação e uma forma boa do povo se espessar o modo que o governo esta gastando mais com a copa do que com a saúde e as escolas porque a copa não vai vai ajudar a nossa população na saúde e nas escolas e melhorar vida do nosso povo. Como os manifestantes falam (o povo unido não precisa de partido.)

eduarda e clara disse...

Da copa eu abro mão,quero saúde e educação!!
somos a favor das manifestações porque somos um país que já diz no hino "verás que um filho teu não foge a luta"vamos lutar agora para fazer jus ao nosso hino que tanto elogia o nosso país .

laura alice 605 disse...

Nós achamos que as manifestações estão corretas pois os brasileiros tem que aprender a lutar por seus direitos hoje em dia não há mais escolas postos de saúde os maiores hospitais de contagem e outros estão parados por falta de renda,escolas paradas por falta de renda nós nos perguntamos para onde vai o nosso dinheiro.Devemos nos manifestar sem violência pois a violência não vai ajudar em nada

Leticia Ludimila disse...

Nos somos a favor da manifestação pois o estádio não ensina e não cura, tenho orgulho de ser brasileiro e quero o melhor dele, nos não queremos copa queremos saúde e educação,verás que o filho teu não foge a luta.São muitas coisas erradas que não cabe em um comentário.Vamos acordar para um mundo melhor,vamos fazer do Brasil o melhor.

tulio e mateus disse...

Nós achamos que o governo estão investindo na copa das confederações.E não estão investindo em hospitais públicos.E só alimentando as passagem de ónibus.E cada vez mais os alimentos estão encarecendo.

LUCAS E VITOR 605 disse...

Nós achamos que as manifestação estão certas pois o governo está gastando muito dinheiro para agradar os turistas e estão esquecendo da saúde do povo.

Maria eduarda e Maria Luiza disse...

eu acho que o governo,só preocupa com o futebol em vez da saúde e educação,e eles gastaram o dinheiro todo no futebol,e agora eles não tem dinheiro para investir na saúde e educação,por isso estão aumentando nossos imposto:aumentando a tarifa do ônibus. etc .eu dou razão para os manifestantes por estar na rua ai manifestando tem que acabar com essa injustiça...

anna emilly 510 disse...

ate que emfim o povo percebeu pra onde o nosso dinheiro da saúde e educação ta indo resta agora esperar a reação da Dilma e dos politicos em geral

Anna emilly 510 disse...

finalmente o povo viu pra onde o nosso dinheiro pra educação e saúde esta indo resta esperar a reação da presidenta em relação ao dinheiro da passagem,essa reportagem e muito interessante e comunicativa

Isabela (510) disse...

As manifestações são muito importantes! Mas devem acontecer em PAZ, sem violência! Eu quero um Brasil melhor para o nosso futuro, e as manifestações estão lutando por isso! O nosso Brasil do futuro precisa de escolas melhores, saúde de qualidade e segurança. Viva o BRASIL!

Gabriella Cardoso Marques de Oliveira turma:510 disse...

Eu acho justo pois o governo fica gastando dinheiro com a copa.E a saúde,educação,segu- rança e o transporte coletivo,para eles não e importante, os projetos fica só no fundo da cafeta e as manifestações estão dentando mudar isso, tirar os projetos da cafeta e colocá-los em pratica.