quarta-feira, 14 de maio de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - O QUE TEMOS PARA COMEMORAR?



A Copa do Mundo começa daqui a alguns dias (12/06) e o que queremos realmente saber é se esse grande evento será bom para o Brasil e para sua população. Leia o texto abaixo, inclusive as charges, e depois poste sua opinião no blog.

Alguns pontos positivos da Copa 2014:
- O Brasil passa a ser mais conhecido por pessoas de vários locais do mundo.
- A Copa do Mundo atrai grande quantidade de turistas para o país, gerando melhorias/lucros na rede de hotéis, restaurantes, pontos turísticos, aumentando empregos e gerando renda para os brasileiros.
- Maior investimento do governo em infraestrutura: meios de transporte, aeroportos, estradas, viadutos, obras de sinalização e promoção de acessibilidade...
- Aumento de investimentos de empresas ligadas direta ou indiretamente ao futebol,  gerando renda e empregos para a população.
- Se a Copa do Mundo de Futebol for um sucesso, a imagem do país no exterior pode melhorar muito, atraindo novos investimentos e turismo.
- Melhorias no sistema de telecomunicações, principalmente internet e celulares.
Agora, alguns pontos negativos:

- Altos preços de ingressos, diárias de hotéis e serviços, o que impossibilita a participação de grande parte da população brasileira.
- Se o evento não for bem sucedido, o Brasil poderá ser visto como um país desorganizado e ineficiente, diminuindo a confiança e os investimentos estrangeiros.
- Enormes gastos em construções de alguns estádios em regiões do Brasil (principalmente centro-oeste e norte), que depois da Copa não terão o devido aproveitamento.
- Dinheiro público usado na Copa poderia ter sido aplicado em áreas muito necessitadas: saúde, educação e segurança, gerando insatisfação popular.
- Demora na realização das obras, superfaturamento, corrupção, desvio de dinheiro público...

- Possível aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes.



















Nenhum comentário: