quarta-feira, 11 de maio de 2016

Escola de Pais: “Para educar, não basta amar”





Aconteceu dia 31/03/16 nosso primeiro encontro da Escola de Pais do ano de 2016. A palestra com o Prof. Júlio Machado, “Para educar, não basta amar”, foi um sucesso!

Os pais e professores presentes tiveram a oportunidade de aprender, de forma descontraída, sobre os desafios da educação nos tempos atuais.

Agradecemos aos pais que participaram. Aos que não puderam comparecer, fica aqui nosso recado: aguardamos vocês nos próximos encontros.


 
E como já é tradição, após cada encontro os pais são convidados a realizarem uma atividade, junto com toda a família.
 
 Pedimos que leiam o texto abaixo e respondam às questões  no campo "Postar um comentário" . 
Façam bom proveito dele, compartilhem com familiares e amigos.

A arte de ensinar bons valores

Dizer uma coisa e fazer outra confunde a cabeça dos filhos. Ensine valores e os pratique.

Estamos em eterna construção. E, como em toda construção, precisamos de um alicerce, uma estrutura de base forte. Na nossa vida, esta base é a família e os primeiros tijolos são os nossos valores: Fraternidade, otimismo, solidariedade e respeito. É dos pais a responsabilidade de praticar esses valores e ensiná-los aos filhos. A melhor forma é ser exemplo. Os filhos, naturalmente, tendem a repetir seus gestos.

Algumas dicas de como inserir no dia a dia ensinamentos tão valiosos:

Amor próprio: Elogie as ações, os trabalhos, o filho. Na hora de criticar ou repreender, comente o comportamento, não o filho.

Humildade: Saiba admitir seus erros e pedir desculpas. Assim, você mostra aos seu filho que ninguém é perfeito e, com humildade, podemos sempre aprender a a nos tornar pessoas melhores.
 
Respeito e Tolerância: Procure não ressaltar as diferenças (raça, gênero, opção religiosa, política...) com comentários pejorativos e/ou julgamentos.

Livre Arbítrio: Ajude seu filho a pensar nos lados positivos e negativos de cada escolha. Convidá-lo a fazer parte das decisões da família o faz sentir valorizado.

Maturidade: Ensine o valor do dinheiro, o que é preciso fazer para consegui-lo e, com isso, ensine a diferença entre “querer” e “precisar”.

Responsabilidade: Criança que cumpre prazos e tarefas será mais responsável no futuro. Seja exemplo. Chegue no horário, honre compromissos e, em casa, peça ajuda nas tarefas.

Fraternidade: Todo mundo merece respeito, tolerância e compreensão. Converse para resolver problemas. Humilhar, provocar e ofender nunca é a solução.

Gentileza: Criança que fala “por favor” e “obrigado” se torna um adulto cortês. Mais do que nunca, seja exemplo para seu filho. Deseje bom dia, sorria sempre, ofereça ajuda. Com gentileza a gente consegue conquistar o mundo. “Gentileza gera gentileza.”

Solidariedade: Saber dividir é uma das primeiras virtudes que a gente aprende. Estimule seu filho a compartilhar, a dividir o que tem.

Disciplina: Crie com seu filho uma rotina que concilie momentos de lazer e de estudo. A organização do tempo vai se tornar um hábito útil até a idade adulta.

Criatividade: Conte histórias, brinque de faz de conta e insira as artes no dia a dia, seja um filme na TV ou a visita a um museu.

Honestidade: Seja sempre verdadeiro e diga ao seu filho que a melhor resposta para tudo é a verdade. Mentir é errado e não pode virar hábito.

Perseverança: Não deixe seu filho desanimar depois da primeira dificuldade. Seja para realizar uma tarefa da escola ou para aprender andar de bicicleta, esteja ao lado do seu filho para apoiá-lo. Mostre que o esforço vale a pena. 
 
Lealdade: Uma das virtudes mais importantes e mais raras. No dia a dia, ensine seu filho que é mais valioso amparar o colega que caiu do que rir da queda dele.

Questões:
1)Vocês compareceram à palestra da Escola de Pais, realizada dia 31/03/16? 

Se SIM, façam uma avaliação da mesma.

2) “Viver é um eterno ato de aprender, inclusive para os pais.” Comentem a afirmativa.

3) Observe e comente a imagem abaixo:





 
4) As diferenças entre as pessoas tem sido motivo de discriminação nas famílias, escolas, clubes, igrejas, etc.
Criança nenhuma nasce preconceituosa, ela aprende”.
Você concorda com as afirmativas acima? Justifique.

5) Estamos vivendo um momento de crise no nosso país. Quais dos valores acima são negligenciados pelos políticos?

6) Como nós, família e escola, podemos formar nossas crianças e adolescentes para serem futuros políticos ou eleitores éticos e incorruptíveis?



Aluno: __________________________Turma: ____

Pais: ___________________________________


Nenhum comentário: