terça-feira, 18 de maio de 2010

Não fique calado! Denuncie!

18 de maio - "Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual de Crianças e Adolescentes"





Abuso sexual:

É quando uma criança ou adolescente é usado para gratificação sexual de um adulto ou adolescente mais velho, configurando-se em uma relação de poder e dominação. Inclui-se desde carícias, manipulação dos órgãos genitais, mama, ânus, o voyeurismo, o exibicionismo, o ato sexual com ou sem penetração e com ou sem agressividade.



Exploração sexual comercial:


Caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes, com fins lucrativos, seja levando-os a manter relações sexuais com adultos ou adolescentes mais velhos, seja utilizando-os para a produção de materiais pornográficos como revistas, filmes, fotos, vídeos, sites na internet, etc...


Vamos, todos juntos, lutar por um Brasil que garanta uma realidade melhor para nossos jovens. Faça sua parte! Denuncie!

Lembre-se: a omissão é também uma forma de violência.

DISQUE 100 (DENÚNCIA ANÔNIMA)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cinema no shopping


Terça-feira passada, dia 11de maio, os alunos do 9º ano, juntamente com seus professores, foram ao shopping Del Rey assistir ao filme "As melhores coisas do mundo".

A ideia surgiu durante as aulas de sexualidade, já que o enredo do filme retrata a vida dos adolescentes de maneira bem realista: suas dúvidas, anseios, preocupações e neuroses.

Temas como a homossexualidade, a falta de privacidade, o preconceito nocivo, o bullying, o despertar da sexualidade, a separação dos pais, entre outros, são discutidos na linguagem do adolescente, de forma profunda e sem falso moralismo.

Enquanto o adolescente consegue se ver retratado, os adultos têm uma pista de como a geração de hoje, criada com computadores e celulares, digere a solidão, o medo do estereótipo, o nervosismo da primeira vez, a insegurança...

Depois da sessão, os alunos foram à praça de alimentação e aproveitaram para comentar o filme. As críticas foram as melhores possíveis!
Valeuuu!!!

Agora, se você viu o filme, deixe seu comentário no blog!!!








Educação alimentar

Dia 11 de maio, o Sesc (Serviço social do comércio) realizou uma oficina com os alunos do 2º ciclo para ensinar a fazer uma horta no quintal de casa e estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

O trabalho incluiu o plantio de sementes de vegetais em vasos de garrafas pet (que foram doados aos alunos), além do preparo e degustação de uma salada colorida e nutritiva.

Durante o preparo da salada, os alunos receberam informações sobre nutrição e saúde, higiene, receitas econômicas e dicas de como aproveitar os alimentos de maneira integral.

De uma forma dinâmica e descontraída, os alunos aprenderam que não existe saúde sem uma alimentação saudável.








quarta-feira, 12 de maio de 2010

A "Escola de Pais" está de volta!

Sucesso nos anos anteriores, foi retomado o projeto Escola de Pais com a palestra do educador e pesquisador do comportamento humano, Júlio Machado. Com o tema "Descomplicando a educação afetivo-sexual dos filhos", de forma descontraída e objetiva, Júlio Machado abriu diálogo com os pais, orientando-os e esclarecendo-os sobre o jeito mais tranquilo de falar dos assuntos da sexualidade com seus filhos (crianças ou adolescentes).
A participação da plateia foi excelente! Em um clima de confiança, os pais fizeram perguntas e contaram experiências pessoais que ajudaram a enriquecer o debate.

É importante lembrar que a escola já investe na orientação afetivo-sexual dos alunos com um projeto de sexualidade para o 3º ciclo, com a professora Denise Cruz, e que agora foi estendido aos alunos do 2º ciclo, sob a orientação da professora Denise Santos.

Isa (diretora) e Júlio Machado
Mais uma vez, os pais prestigiaram o evento.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Calendário das avaliações 1º trimestre/2010

1º TURNO:


14/05 (6ª feira) - MATEMÁTICA
17/05 (2ª feira) - PORTUGUÊS
18/05 (3ª feira) - CIÊNCIAS
21/05 (6ª feira) - GEOGRAFIA E HISTÓRIA


Lembrete aos alunos: ESTUDEM!!!
UM BOM RESULTADO DEPENDE DE DEDICAÇÃO
E ESFORÇO!!!

domingo, 2 de maio de 2010