terça-feira, 23 de setembro de 2008

Todos pela leitura


Em 2008, a meta da EMJMH é melhorar os níveis de leitura e escrita de seus alunos.
A fim de melhorar os níveis de alfabetização, leitura e escrita de seus alunos, a EMJMH vem desenvolvendo, desde março, os projetos de Intervenção Pedagógica e o projeto Tempo de Ouro, este último previsto no PAP 2007 (Projeto de Ação Pedagógica).
Os projetos de intervenção pedagógica acontecem dentro do primeiro e segundo turnos e visam à alfabetização e ao letramento de alunos do final dos 1º, 2º e 3º ciclos que ainda estejam com defasagem entre o tempo de escolaridade e o nível de alfabetização/letramento.


Para formar os grupos de alunos, que são atendidos de manhã pelas professoras Rosmari Gonçalves e Zilá Oliveira (no 1º semestre foram atendidos pela professora Rosa Rabelo) e à tarde pela professora Yara Lourenço, foi aplicada, no início do ano letivo, uma avaliação diagnóstica. Estão sendo atendidos mais de trinta alunos em cada turno, separados em pequenos grupos, com horários específicos.



Já o Projeto Tempo de Ouro, elaborado pela Escola em 2007, e que utiliza verbas do PAP, atende aos alunos garantindo-lhes duas horas semanais de atividades além do horário normal de aulas.


Nesse projeto, são desenvolvidas oficinas de jogos e vivências corporais, com as oficineiras Lyz e Mônica, estudantes de Educação Física e Pedagogia. Aos alunos do 1º e 2º ciclos também são oferecidas oficinas de atendimento pedagógico com a professora Rosmari Bruschi.


Para que os projetos desenvolvidos alcancem seus objetivos, é importante a freqüência e a participação de cada aluno, bem como o acompanhamento de suas respectivas famílias.
Essas iniciativas se somam às ações que todos os professores, coordenadoras e direção vêm desenvolvendo cotidianamente a fim de que todos os alunos da EMJMH sejam leitores e escritores competentes.

(Yara Lourenço – professora e coordenadora pedagógica do turno da manhã)
________________________________________________________________________________

2 comentários:

Anônimo disse...

que bom que aqui na escola a gente pode pegar emprestado livros na biblioteca!!!
eu gosto muito de ler e quanto mais leio mais tenho vontadede ler!
essa escola me inspirou...
muito obrigada pela biblioteca e por todos os livros que pego para ler!!!

Anônimo disse...

FOI MUITO BOM FAZER PARTE DESTA ESCOLA CONHECI PESSOAS MUITO LEGAIS POR EXEMPLO,PRISILLA,ALEXANDRE,IZA,DENIZE,FABRICIO,PATRICIA,NILMA,IARA,
HOJE TUDO QUE FALARAM FOI VERDADE MAS NÃO ACREDITEI MAS APESAR DE TODAS AS COISAS QUE ACONTECERAM, MAS VALEU A PENA.