Enquanto milhões de pessoas passam fome em
nosso país e no mundo, desperdiçamos quilos e quilos de alimentos
diariamente, muitas vezes por não sabermos aproveitar bem tudo que está à nossa disposição.
Diante disso, surgiu a necessidade de conscientizarmos os estudantes que almoçam na escola, sobre a importância de uma alimentação saudável e do não desperdício de alimentos, tanto na escola, como em casa. Agindo dessa maneira, além de gerar uma economia financeira, não faltará alimento para quem está com fome.
Diante disso, surgiu a necessidade de conscientizarmos os estudantes que almoçam na escola, sobre a importância de uma alimentação saudável e do não desperdício de alimentos, tanto na escola, como em casa. Agindo dessa maneira, além de gerar uma economia financeira, não faltará alimento para quem está com fome.
Para isso, as crianças
precisam conhecer o que está sendo servido e aprender a montar seu prato com a
proporção adequada, tanto de variedade, quanto de quantidade.
Assim, naturalmente, elas se tornam agentes multiplicadores de
informação, influenciando amigos e familiares a tomarem a
mesma atitude.
Esse projeto teve início este ano, no 1º turno, e envolve vários segmentos da escola: cantineiras, alunos e monitores da escola integrada e regular, agente de saúde, nutricionista da regional Pampulha, professores.
Ramona, agente de saúde da escola.
Um grupo voluntário de alunos da escola integrada ajuda no horário do almoço: são os monitores. Eles trabalham em duplas e desenvolvem diversas funções:
Fiscais de banheiro
Fiscais de mesas
Fiscais de estufas e travessas
Fiscais de fila e crachá.
Várias ações foram desenvolvidas para sensibilizarmos os alunos durante a implantação do projeto:
- Pesquisa na internet sobre o desperdício de alimentos versus quantidade de pessoas que passam fome no Brasil.
-
- Oficinas de alimentação saudável.
E com apenas alguns meses de funcionamento, já podemos ver os resultados. Os alunos estão comendo uma maior variedade de alimentos, não deixam sobrar comida no prato, sabem se comportar bem à mesa, trazem lanches mais saudáveis para a hora da merenda, ou seja, melhoraram em muito seus hábitos alimentares.
Parabéns à equipe do Saúde na Escola, coordenada pela Ramona.
13 comentários:
Eu acho legal ensinar a não desperdiçar alimentos, porque tem muitas pessoas passando fome no mundo.
Desperdício é algo muito sério pois se você for observar nas ruas,você encontrará pessoas passando fome e necessidade não só de comida :mas de carinho,casa,amor.Pense antes de agir e de jogar comida no lixo pois enquanto você faz isso tem gente revirando lixos por ai!
Muito legal os projetos porque ensinam as pessoas a não desperdiçarem comida pois tem muitas pessoas lá fora que não tem nenhum alimento para comer e fica vendo comidas sendo jogada fora!! :)
Um comentário eu deixo para os leitores e que se você não vai comer porque vocês colocam aquilo tudo?? Eu acho que vocês deviam dar mais valor para o que tem porque tem muita gente que não tem!
E muitos deles queriam ter o que vocês tem mas não tem! Então não desperdicem...
Para nós tudo isso que a escola faz é certo pois tem gente que não pensa no desperdício que elas fazem,e no almoço na escola eles pensam nas pessoas que necessitam de alimentos e também no desperdício ...
desperdício 0
Eu acho muito bom porque comida não pode ser jogado fora porque muitas pessoas precisam de comida então ajuda não desperdiçando comida.
O projeto desperdício zero foi bom para nossa escola,porque encentiva as pessoas a não desperdiça comida e pensar nas pessoas que não tem o que come.
Nós achamos o projeto muito legal, porque ajuda a não desperdiçar a comida. pois tem muita gente la na África passando fome, na miséria , enquanto uns tem e jogam fora a comida então não desperdiça a comida.
Nos achamos muito interessante pois ajuda as pessoas a não desperdiçar os alimentos,porque há pessoas que reviram o lixo em busca de comida enquanto há pessoas que desperdiça comida.
Eu acho que não é legal o desperdício de comida e esse programa almoço par todos ensina a não fazer desperdício pois tem pessoas que ainda passam fome.
Nós achamos que podia falar para as pessoas que esta desperdiçando comida para não desperdiça mais.
É importante incentivar as pessoas o não desperdício e uma alimentação saudável para que as pessoas saibam o que estejam fazendo e assim elas estarão fazendo a coisa certa
na vida .
Larissa disse...
Nós achamos que podia falar para as pessoas que esta desperdiçando comida para não desperdiça mais.
Postar um comentário